A Relação Professor/Aluno

VIAJAR PELA BEIRA DO DESTINO É ESCOLHER TRILHAS DA COMPOSIÇÃO HUMANA, ONDE OS PASSOS MARGEIAM UM RIO E AO MESMO TEMPO CERTIFICAM-SE DE PISAR EM TERRA FIRME DEFININDO A DIREÇÃO DO CAMINHAR.

NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO DESCOBRIMOS A NECESSIDADE GRITANTE DE REAFIRMARMOS QUE ESTAMOS DO MESMO LADO. NUNCA FOI MAIS IMPORTANTE ENSINAR, NEM MAIS IMPORTANTE APRENDER, PORQUE UMA COISA NÃO EXISTE SEM A OUTRA. ÀS VEZES NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÃO PROBLEMA, ONDE O REINADO IMATERIAL DE ALGUNS PROFESSORES DIVERGE DA HARMONIA SINGELA DO PENSAR PRINCIPIANTE, E O PRÓRPIO NOME SUGERE, PRÍNCIPE, PRINCÍPIO, LUGAR DE ONDE DESEJAMOS AVANÇAR EM DIREÇÃO AO INCERTO TRONO DA ALTEZA, O MAIS QUERIDO, MUNDO DO SABER. E INCRIVELMENTE, TODOS NÓS SABEMOS QUE NEM SEMPRE AS ESCOLHAS SÃO APENAS NOSSAS. ESTEJAMOS NA POSIÇÃO DE PROFESSOR OU DE ALUNO, AFINAL ASSIM SOMOS POR NATUREZA.

AQUELE QUE DESEJA APRENDER E, POR VENTURA, CHAMAMOS ALUNO (COM LUZ), NÃO PODE SER ESQUECIDO NA SUA COMPLEXIDADE HUMANA DE ENSINADOR. É, DE FATO, ELE (ELA) QUEM DETERMINA OS PRIMEIROS PASSOS DA NOSSA CAMINHADA DE ENSINADOR APRENDIZ, SE DEJAMOS APRENDER A ENSINÁ-LOS, PRECISAREMOS OUVIR E AO MESMO TEMPO EXCITÁ-LOS, PROVOCÁ-LOS NA BUSCA DO CONHECIMENTO. ASSIM APRENDEMOS A ENSINAR QUE SÓ SE APRENDE DESEJANDO. DO MESMO MODO QUE SÓ SE APRENDE A AMAR DESEJANDO SER AMADO. É A TROCA QUE NOS SEDUZ, É O PRAZER DA TROCA QUE NOS CONDUZ AOS CAMINHOS DA ENSINAGEM.

EM CERTO TEMPO DA MINHA VIDA, SENTI UMA VONTADE MUITO GRANDE DE DEIXAR DE SER PROFESSOR, PELA ANGÚSTIA COTIDIANA DE NÃO PERCEBER NO OUTRO A VONTADE DE APRENDER. ATÉ QUE CERTO DIA DEPAREI-ME COM UM DOS MEUS ALUNOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL, NO PÁTIO DA ESCOLA, ELE ME DEU UMA LIÇÃO SOBRE O LIVRO QUE EU ACABARA DE COBRAR NA SALA E NÃO OBTIVE RESPOSTAS. AQUELE JOVEM SILENCIOSO E CABISBAIXO DA MINHA SALA DE CONVIVÊNCIA SEMANAL CONTOU-ME DO LIVRO COM RIQUEZAS DE DETALHES, FALANDO INCLUSIVE DAS INFLUÊNCIAS DA LEITURA EM SUA VIDA. CAÍ O QUEIXO, ALÍ EU PUDE PERCEBER QUE, NA VERDADE, EU ERA O ÚNICO APRENDIZ, QUE O SILÊNCIO QUER DIZER MUITA COISA E QUE CABEÇAS BAIXAS NÃO SIGNIFICAM INDIFERENÇA.

TOMEI UMA DECISÃO, MUDARIA PARA SEMPRE A MINHA FORMA DE APRENDER A ENSINAR, DEIXARIA DE LADO, PROVISÓRIAMENTE, OS TEÓRICOS E PASSARIA A VIVER A MINHA DOCÊNCIA GARIMPANDO OS TALENTOS SILENCIOSOS DA MINHA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. AGORA EU SOU FELIZ, CONSIGO PERCEBER MAIS O QUANTO MEUS ALUNOS SÃO IMPORTANTES PARA O MEU APRENDIZADO DE VIDA E O QUANTO EU POSSO FAZÊ-LOS FELIZES AO CONSIDERAR OS OLHARES, OS GRITOS E AS INDELICADEZAS GRATUÍTAS, COMO PARTE DESSA ENSINAGEM QUE SE PROCESSA NO ATO DA HUMILDADE HUMANA!

SER PROFESSOR É CONFIDENCIAR-SE INCAPAZ DE RESOLVER TUDO, MAS TORNAR-SE CAPAZ DE DESEJAR MODIFICAR-SE PRIMEIRO, PARA DEPOIS CAMINHAR PELA POSSÍVEL MODIFICAÇÃO DO OUTRO.

Chico Nascimento ou Magonleji
Enviado por Chico Nascimento ou Magonleji em 28/03/2012
Código do texto: T3581464
Classificação de conteúdo: seguro