SOLIDARIEDADE E EGOÍSMO.

“Aquele que é indiferente ao bem-estar dos outros não merece ser chamado homem." Confúcio.

Os muitos espaços do mundo recebem gente, nascem, trazem os traços genéticos de suas ascendências. E todos são iguais como seres humanos, e todos têm a mesma raiz, e todos, embora seja forte a discriminação da cor negra (preconceito é outra coisa, conceito prévio, para discriminar ou não, existem bons preconceitos), vieram da África, lá surgiu o primeiro hominídeo. Huxley mostrou com profundidade a ancestralidade física.

Por que nessa saga da humanidade o homem precisa ferir? Por que quer ocupar todos os espaços que puder, seja qual for sua natureza e espécie? NINGUÉM EXPLICA?

Dizer que é só a escolha entre o bem ou o mal, é fácil e simples, mas por quê? Existe uma razão mais profunda e aceitável a não ser o processo volitivo, da vontade?

E mesmo existente educação para inclinar-se entre o bem e o mal, ainda assim, os que tiveram educação formal, aparentemente educadas ( e é só aparência, civilidade não é educação, muito menos bondade, conheço muitos assim), têm o interior maléfico impulsionado pela vontade de ferir motivada por várias e injustificáveis razões, omissivas e comissivas.

De onde vem isso? Falar nos penalistas... tipo genético.... está exaurido. Desde Ferri e Lombroso afirmando que se nasce com DNA para o mal, é teoria mais que ultrapassada. Seria originário da falta de formação? Responde-se negativamente e enciclopedicamente.

O mal se origina fundamentalmente do EGOÍSMO, o egoísta pretende estar no centro de todas as benesses, atenção e pessoalidade, em detrimento de todos os outros. O EGOÍSMO PRESIDE SUA PERSONALIDADE.

Ele é o ícone que todos devem louvar, enriquecer, festejar, aplaudir, celebrizar. MAS NO FIM É UM COITADO...

Todo o ser humano sofre um processo na infância, que percorre uma fase egoísta. Precisa amadurecer mentalmente, sem o que, por problemas físicos e psicológicos, irá ferir de alguma forma seus semelhantes, por ação ou omissão. Será um cidadão problemático para a sociedade.

Se a pessoa abafar essa vivência danosa, e com esforço sair de si mesmo e ver o mundo pelos olhos do outro, enxergando as necessidades reais do outro, ela corta os grilhões do egocentrismo, da egolatria e restará útil à sociedade. Mas não é o que ocorre com frequência. Estão em torno de nós os exemplos, muitos, basta conferir.

---------------------------------------------------------------------------

Marcelo, uma rica intervenção que leva ao maior esclarecimento. "O egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem 2 exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo;excessiva vaidade , pretensão, orgulho, presunção. Etm- no Kantismo, paixão humana fundamental, que consiste na submissão do dever ao interesse particular em detrimento DA OBEDIÊNCIA À LEI MORAL."Caixa alta nossa. Houaiss, Dicionário etimológico, fls. 1.104. É isso caro Marcelo, o iluminado Kant não deixa dúvidas a total falta de equilibrio a que se pode chamar de egotismo, o apreço e amor exagerado pela própria personalidade, um "euforismo", euforia quanto a si mesmo. Muito obrigado por sua própria intervenção que faço questão de colocar no rodapé da crônica.A afirmação pessoal deve guardar limites, você está pleno de razão. Um abraço. Celso

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/03/2012
Reeditado em 28/03/2012
Código do texto: T3580503
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.