O PROFESSOR RAIMUNDO !

 

   Sou desses que pode afirmar que já teve a magnífica oportunidade de conhecer todos os personagens do magistral e inigulável Chico Anysio .

    Conhecer só não, assistir e dar boas risadas por conta e por culpa dele . Lembro-me que numa certa noite estávamos tratando de um assunto sério e que precisava de uma decisão séria.

    Em algum lugar próximo uma TV estava ligada em alto volume e então , ao ouvir um dos inesquecíveis    causos do incrível Pantaleão , começei a rir e minha risada contaminou todo o grupo . Resultado, decisão adiada para depois do saudoso programa "Chico City " se não me engano .

     Não poderia citar de cor e salteado todos os personagens do impagável humorista, aliás, todos super engraçados , criativos e inigualáveis mas, não vou esconder que tinha um que era meu preferido .

     Personagem imitado por outros humoristas sem jamais nem chegarem perto do mostruoso, entre aspas, talento do querido Chico . Refiro-me ao Professor Raimundo .

     Não foi só pela crítica ao salário pequenininho mas as tiradas, a calma e a insistência em ensinar alguns alunos, digamos assim, bem burrinhos, na verdade escondia uma velada crítica a desatenção e pouco caso com que os governos e políticos nacionais sempre contemplaram a educação, o sistema de educação e a valorização dos professores .

     O professor Raimundo era um mestre e nele percebia-se claramente personificada a inteligência e a sutileza com que Chico Anysio tentava nos alertar que a educação era e é coisa muito séria e que as piadas que ali se via e ouvia , a desatenção, desinformação e ignorância da esmagadora maioria dos alunos mostrava que ser professor, com o salário pequenininho, era algo muito difícil de ser encarado .

      Apesar de já ter dado algumas aulas não quis seguir adiante e nem me aprofundar na carreira de professor e hoje em dia, tenho amigos e amigas que sofrem, se esforçam , se empenham e levam a sério o que deveria ser um dos principais pilares no progresso da sociedade . No entanto bem, nem preciso repetir o que todos já sabem .

      Desde a minha época de aluno e depois de frente para alguns alunos já adultos senti na pele como é difícil ser professor . Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que professores e professoras, seja de que nível for, são verdadeiros anjos que Deus mandou a Terra para , pelo menos tentarem diminuir a ignorância que vem reinando no planeta .

     O professor Raimundo não é só um personagem criado na fértil e inteligente imaginação do artista. Quem pode duvidar que por aí, espalhados pelos quatro cantos do país milhares de professores Raimundos lutam com dignidade para transmitir ensinamento e no entanto , sofrem pelo descaso e desinteresse não só dos próprios alunos, juntando-se eles familiares , autoridades e políticos . E o salário ó , é bem pequenininho !

        É claro que existem inúmeras , incontáveis exceções mas, salvo melhor juízo, os professores e professoras Raimundos (e porque também não dizer Raimundas) no país ganham infinitamente menos do que merecem quer dizer, um salário ridiculamente irrisório .

        Já visitei algumas páginas aqui no Recanto em que companheiros e companheiras homenagearam o inigualável mestre do humor. Junto-me a eles e aos que não pude visitar, lembrando e aqui deixando esta singela homenagem para o nosso querido professor Raimundo, aquele do salário ó, bem pequenininho .....


                                 *********

chico1.jpg


(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 25/03/2012
Reeditado em 02/06/2013
Código do texto: T3575709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.