Questão de merecimento

Quando eu penso nos problemas que enfrento, eu lembro de uma moça que conheci, que morreu em consequência de uma leucemia. Às vezes, eu me pergunto o que fiz para merecer o que acontece comigo. Aí, eu me lembro dela e concluo:" Bem, é verdade que a vida nem sempre é justa e as coisas, quase sempre, não são como deveriam ser. Vemos gente que faz tudo certo sofrer e nos perguntamos qual é a lógica nisso tudo mas, se fosse questão de merecimento, só gente ruim sofreria." Assim, eu evito ficar revoltada com minha vida.

Essa moça, cujo nome não mencionarei, já havia tido leucemia uma vez. O marido a abandonara com dois filhos e ela passara por um doloroso tratamento. Formada em Fisioterapia, ela ainda estava estudando Direito. Anos depois, quando já havia passado o tempo de remissão do câncer, a doença voltou e ela morreu de uma parada cardíaca no hospital. Eu pensei: "A moça lutou tanto para nada? Onde está a justiça deste mundo?" Mas, pensando bem, quanta gente inocente não sofre neste mundo? Vemos crianças morrendo de fome na África, pessoas sofrendo nos hospitais públicos esperando atendimento, políticos corruptos que não são punidos por roubarem o dinheiro do povo.

Eu me esforço para pensar assim principalmente quando eu vejo que estou caindo num estado de melancolia. Há momentos em que eu penso: " Eu quero fazer a coisa certa, quero alcançar meus objetivos pelos meios certos e não consegui nada. Por que a vida é tão injusta?" Ao pensar na moça, eu tento me reanimar e digo:" Vamos, não sou a única que enfrenta injustiças na vida. A vida não é naturalmente justa e nós temos que lutar duramente para que nos seja feita justiça. Não sou a única que enfrenta problemas neste mundo. Vamos lidar com isso de cabeça erguida."

Ninguém veio a este mundo para não sofrer dificuldades. Talvez a nossa maneira de lidar com elas é que faça a diferença no nosso destino.