Morre o genial Chico

                    Há dois tipos de humor: 
                    o engraçado e o sem graça... 
                                                  Chico Anysio

     1. Chico Anysio morreeeeu! Chico Anysio morreeeeeu! O Ceará está de luto; Maranguape perde o seu filho ilustre e o Brasil está triste!
     2. Não morreu um simples palhaço. Mas um genial humorista que, durante décadas, fez o Brasil se acabar de rir. Saudades do velho Pantaleão, o mentiroso.  - "É mentira, Té?"
     3. Chico Anysio fez humor sem ser piegas, sem ser chulo. Suas piadas transmitiam mensagens positivas; davam bons recados; faziam críticas oportunas. Também, quando achava que era imprescindível dizer um palavrão, fazia-o sem constrangimento e sem constranger. 
     4. Chico, com seus chistes espirituosos e inteligentes, através dos personagens que criava  ou imitava, transmitia mensagens sérias para o povo brasileiro; e sempre com o cuidado de não ferir a honra de nnguém. 
     5. Certa ocasião, declarou: "Não posso consertar nada, mas tenho a obrigação de denunciar tudo. Foi isso que sempre tentei fazer e acho que fiz."   Fez, sim, Chico.
     6. Nos seus programas - no rádio, na televisão e no palco - falava o que queria, com sábia e mordaz ironia.  Delirantemente aplaudido, muitos de suas piadas levavam o povo a refletir sobre os cruciantes problemas que atigiam em cheio a nação brasileira.
     7. Os políticos davam risadas com suas tiradas irônicas, mas, após ligeira reflexão, entendiam o recado ou a censura do famoso humorista alencarino.  Josto Veríssimo, o deputado corrupto, nunca será esquecido.
     8. No amor, apesar de ser um cara feio, Chico deitou e rolou: casou-se seis vezes!  Esses casamentos deram-lhe oito filhos; e seus filhos, dez netos.
     9. Pouco antes de morrer, revelou ao seu médico que tivera uma vida muito atribulada, pressionado pela profissão que escolhera. Mas que faria tudo novamente. Evitaria, apenas, o cigarro. Seu necrológio não será difícil de ser escrito. Serão páginas divertidas, não tenho a menor dúvida.
     10. Jô Soares, falando sobre a morte do amigo de pilhérias, com muita felicidade, declarou: "Tem uma frase que diz que ninguém é insubstituível, mas o Chico é."
     11. Sim, outro Chico Anysio não vai ser fácil aparecer. Valeu, Francisco Anysio Oliveira de Paulo Filho, meu divertido conterrâneo. Obrigado por todos os momentos que você me fez dar boas risadas...
     
     
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 24/03/2012
Reeditado em 20/10/2017
Código do texto: T3573018
Classificação de conteúdo: seguro