Brasília Violência mata 55% mais que trânsito

Ao ler a reportagem "Brasília Violência mata 55% mais que trânsito" do Jornal Destak de 22/03/2012, edição de Brasília, voltei ao passado e postei o meu comentário naquele jornal. Sou mineiro, estou em Brasília desde 1990, e posso afirmar que o Distrito Federal mudou muito. Antes não tinham tantas cidades e naquela época violência era coisa de cidade satélite, não do Plano Piloto, passava esse falso status. Contudo, nos últimos anos Brasília, as cidades satélites e o entorno ficaram perigosas, todos os dias saem matérias em jornais mostrando essa triste realidade e as pessoas se isolam com medo desse perigo constante. Indago: se na capital do país está assim, imaginem nas outras localidades? O que está faltando? Caso buscarmos alguém para colocar a culpa encontraremos vários, entretanto não resolve o problema. Segundo alguns especialistas os bandidos migraram para aqui em decorrência dos altos salários; por falta de cuidado dos moradores com a segurança pessoal; por ter um número crescente de moradores de rua; pelo aumento do uso de drogas (crack) que estão ligados aos pequenos delitos para o seu uso, dentre outros. Concluo este comentário com mais outro questionamento: por não termos respostas simples quanto ao aumento crescente da violência, da insegurança e não encontrarmos soluções em curto prazo o que nós cidadãos de bem devemos fazer?