Quiabos sem baba!
Gosto de ir à feira, por onde desfilam tipos humanos raríssimos e pela gostosa sensação de fartura.
A troca de informações é quase inevitável.
Compro legumes, frutas e verduras de comerciantes que me transmitem alegria, paz, bom senso; penso que o mesmo eles passam para os produtos que vendem.
O japonês das verduras atende a todos sorrindo e nos cumprimenta em vários idiomas. O dos legumes é tranquilo, educado, trata a todos respeitosamente sem ser afetado. Hoje, cheguei à sua banca a tempo de vê-lo ensinar como escolher berinjelas frescas. “São as mais leves; elas têm as sementes claras.”
Escolhendo quiabos ao meu lado, a senhorinha de aproximados 75 anos, disse à sua filha: “É tão saboroso, pena que baba.”
Sorri para ela e fui logo dizendo: - Pois eu sei como fazer ele não babar.
“Você pode me dizer, ou é segredo?”
Imaginei quantas pessoas ela conheceu na vida que sabendo, não ensinam...
-A senhora cozinha a carne e tempera como gosta. Coloca água e sal suficientes, e quando ferver, coloca os quiabos cortados, mas não mexa. Mudou de cor, está pronto!
A mulher ficou agradecida como se tivesse recebido um presente.
Vou adorar reencontrá-la pra rever o seu sorriso.
Como é bom ter figurinhas pra trocar!
*Quiabo: alto valor nutritivo, rico em vitaminas A, C, B1, B2, B5, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Baixo valor calórico, e fácil digestão.