Elisinha e sua Ordem
 

 

Tia Maia era uma mulher especial. Não se ocupava muito das coisas domésticas, gostava mesmo era de ir à igreja e de trabalhar para os pobres. Todos os dias ‘despachava’, como ela dizia. Isto é, recebia inúmeras pessoas que vinham pedir as mais variadas coisas: roupas, sapatos, comida, empregos, até um poste, como certa vez aconteceu. Não lhes dava dinheiro, mandava ir á loja buscar um par de sandálias, por exemplo. E telefonava para que pusessem a nota em sua conta. Comprava livros e cadernos para crianças que entravam na escola. Ia atrás de vereadores, do prefeito, dos conhecidos para que arranjassem emprego para alguém necessitado. Mas não tinha tanta paciência assim com suas empregadas. Certa época trabalhava em sua casa uma tal Elisinha, que andava devagar e era meio molenga. Depois das faxinas, Tia Maia ficava furiosa, encontrava todos os objetos bem na beiradinha dos móveis! Era até engraçado, parecia que a mulher fazia de propósito. Mas não devia ser. Então minha tia dizia: Antes de vir para cá a Elisinha trabalhava num convento. Será que era das Irmãs da Ordem das Santas Beiradas?

 

De vez em quando encontro aqui em casa alguma coisa em situação semelhante, perigando cair e espatifar. Lembro da Elisinha e sua Ordem... Mas se eu fizer a pergunta à minha faxineira, ela vai pensar que fiquei louca. Já pensou? Você reza pela Ordem das Santas Beiradas?...