Uma (quase) crônica de R$ 3,00

Acho que sou uma pessoa normal (pelo menos, é o que a minha mãe pensa de mim, eu espero). Tenho um emprego, amigos, estudo, jogo bola, brigo com a minha guitarra, bebo religiosamente minha cerveja e faço tudo mais que der na telha. E tem mais uma coisa: TENHO QUE ANDAR DE ÔNIBUS PRA CIMA E PRA BAIXO!!!

Falo isso, mas não com orgulho, muito menos com desprezo ou nojo. É o mais acessível que posso ter em relação a transporte público. Não é a oitava maravilha do mundo – ta mais pra primeira desgraça mundial – mas é o que tenho.

Mas ser carregado todos os dias como um animal (tipo sardinha em lata, saca?), geralmente em péssimas condições, cansa. Digo isso por que é quase impossível de não pegar tétano, ou sei lá o quê mais, quando se segura em um coletivo. A dificuldade em achar um veículo que aparentemente consiga completar o percurso, com todos os bancos e peças, também é imensa. Motoristas um tanto quanto malucos e cobradores mal-humorados completam o cenário do Apocalipse, geralmente desenhado antes das oito da manhã! Cara, como alguém pode chegar ao seu trabalho estampando um sorriso no rosto, depois de encarar uma maratona até então concluída apenas por Hércules, quando este fez os doze trabalhos? Tudo isso por apenas R$ 3,00!! TRÊS “CONTO”, BROTHER!!!

Na boa, isso é tão absurdo quanto o Tiririca no Plenário (sei lá onde essa peste trabalha), ou o Corinthians ganhar a Libertadores da América. O simples ato de ir para casa, depois de um dia inteiro de trabalho e estudo, é umas das aventuras mais perigosas do ser humano paulistano. Nunca sei se vou chegar vivo ao meu destino, ou mesmo no horário. É difícil ser respeitado e ter um serviço, no mínimo, digno de ser falado que é voltado para a população? E para quem eu tenho que me reportar? Prefeito? Presidenta? Governador? Ou mais quantos atos e passeatas irão acontecer até que alguém veja que tá tudo errado?

Até tenho mais coisas pra falar, mas vou dormir, senão vou perder a hora, o ônibus e, quem sabe, até o emprego. Tudo por apenas R$ 3,00.

Rafa Lima
Enviado por Rafa Lima em 21/03/2012
Código do texto: T3568066
Classificação de conteúdo: seguro