"É duro, mas viva."

Tudo na vida é tão difícil... o custo de vida é alto, o trabalho é muito exaustivo e os problemas no lar são insuportáveis! Um pouco de amparo é tudo o que eu preciso, mesmo que venha de um copo com algumas azeitonas. Quero um uísque agora. Apesar de ele me tirar o pudor e a integridade, é uma anestesia para as dores da vida.

Chego a um bar e peço o primeiro copo de uísque. Dou os primeiros goles e tenho a sensação e que toda a tristeza da vida cotidiana vai ficando para trás. Peço outros copos e percebo que o ambiente em que me encontro está em festa. Algumas pessoas conversam alegremente, outras dançam de forma desinibida... o que um pouco que álcool no organismo não faz!

Já em casa, acordo com fortes dores de cabeça, o frenesi da bebida passou. A felicidade que eu conquistei com o álcool se esvaiu por completo. A única coisa que me resta é um profundo vazio, este é maior do que aquele que eu sentia antes de beber, ao pensar nos problemas da vida. O vício é um grande problema! Resumiu minha vida em dias de tormenta.

Sentado na minha cama, pensei um pouco e percebi que tudo que vivi no bar não passou de uma falsa alegria, de uma confusão mental causada pelo álcool. Entregar-me à bebida faria de mim um fracassado e eu iria encontrar, cada vez mais, um vazio maior. Lembrei de um trecho de um livro que dizia: “É difícil, é duro, mas viva.” e é isso que eu vou fazer.

Giovanna Duarte e Clara Marques
Enviado por Giovanna Duarte em 21/03/2012
Reeditado em 29/03/2012
Código do texto: T3567456
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.