MANIFESTO ÀS MULHERES DO BRASIL
Alguma coisa de errado tem acontecido com as mulheres de verdade no país. Qualquer pessoa que tem um mínimo de cérebro, digo de capacidade de raciocínio, percebe isso.
Para ilustrar a questão, vamos averiguar o papel da mulher na História. Exceto por poucos grupos humanos primevos que viam a figura da mulher, por sua capacidade de gestação, como seres superiores, ou melhor, davam a ela importância maior do que aos homens, os demais sempre relegaram à mulher um papel secundário na sociedade machista que sobreviveu por milhares de anos e ainda sobrevive na nossa sociedade neocomtemporânea. Durante o Império Romano, as mulheres deviam aceitar que seus maridos (inclusive os próprios imperadores tivessem um amante masculino); na Idade Média, período em que a Igreja Católica dominava o cenário ideológico do ocidente europeu, discutia-se se a elas era lícito atingir o orgasmo nas relações sexuais, sem falar que somente poderiam fazer sexo deitadas de costa na cama, com o homem por cima, pois isso significava a sua submissão, conforme assegura José Rivair Macedo no livro: A mulher na Idade Média.
Enquanto durou a “Santa” Inquisição da Igreja Católica, mulheres eram condenadas a morrer queimadas vivas nas fogueiras em praça pública, depois de serem torturadas, acusadas de bruxaria, algumas vezes por terem curado alguém com o uso de infusão de ervas. Obviamente que os inquisidores (um bando de alienados religiosos, de sexualidade reprimida, as deixavam nuas durante a tortura dos interrogatórios (afinal eles queriam conhecer um corpo feminino) e não raras vezes essas mulheres eram violentadas. Era até certo ponto comum às mulheres que recusavam uma “cantada” de um homem ser acusada de bruxaria como vingança, pois sabiam que sob a tortura praticada durante os interrogatórios, qualquer um acabava confessando o que se queria. Basta ler o livro: O Martelo das Feiticeiras escrito por dois inquisidores da Igreja, para saber do que estou falando.
Durante a Conquista da América, as mulheres europeias deveriam aceitar que seus maridos tivessem filhos com índias, pois a mentalidade do período (pelo menos no início) era de que os índios (índios e índias) não eram seres humanos.
Porém, foram as mulheres que descobriram a agricultura. Foram elas que através de argutas observações souberam separar as ervas e frutos comestíveis dos venenosos. Sem o desenvolvimento da agricultura, as sociedades humanas não teriam se desenvolvido como ocorreu.
Contudo, as mulheres sempre foram colocadas num plano secundário em relação aos homens. Eram os homens quem tinham o direito de receber educação (saber ler e escrever), depois, estudar em escola e universidade. À mulher cabia ficar em casa limpando, cozinhando, cuidando dos filhos e esperando os maridos ao fim do dia. Quando puderam estudar, a educação que lhes era concedida, simplesmente, as preparava para serem boas donas de casa. Uma boa dica é o filme: O Sorriso de Monalisa. Na China mulher é cidadão de segunda categoria...
Votar, ah! isso era papel também restrito aos homens.
Mas quando é que as mulheres passam a conquistar seu devido espaço no “mundo masculino”? Bem, para isso, no século XX, precisamos passar por duas guerras mundiais (1914-1918) e (1939-1945), quando os homens foram trocar tiros pelo mundo afora, precisava de mão-de-obra para tocar as fábricas. A quem se recorre? Às mulheres, é claro. São elas quem montam as bombas, aviões e outros materiais bélicos que irão tirar vidas em diferentes lugares durante as duas guerras mundiais.
É a partir de então que os movimentos feministas passam a lutar por mais igualdade perante a sociedade masculina. Foram anos de lutas, marchas e preconceito até que no fim do século XX e início do XXI têm-se uma maior proximidade de igualdade de direitos, salários etc. Mas também é no século XX e XXI que os movimentos feministas parecem ter ficado cego, já que as mulheres vêm sofrendo um ataque violentíssimo à sua dignidade humana, intelectual e moral, sem que haja reação, ou pelo menos isso não se tem sido noticiado.
Quando falo de ataque à dignidade humana, basta observar as propagandas de cerveja. Elas sempre relacionam o produto com uma mulher (seminua, é claro). Porém, devemos observar que cerveja, contém álcool, e esse produto químico é droga. Ou seja, se uma determinada marca de cerveja possui 4,5 de droga (álcool), logo as mulheres também teriam esse mesmo percentual???
Em relação à dignidade intelectual, basta observar as telemerd... Digo, as telenovelas, pois elas geralmente colocam que as mulheres somente sobem de posição social se casando com um milionário. Ora, será que devemos acreditar que as mulheres não são capazes se ascender socialmente por seus próprios méritos? Estudando com afinco, montando empresas, etc.? Será que uma mulher só pode ser feliz se tiver grandes posses?
Atualmente a mulher que é modelo para as demais, segundo a mídia, é aquela que se faz de objeto sexual. Aí, são vários os exemplos: A mulher Bunda de Jaca seria uma boa pedida. Mas será que ser mulher é se deixar tornar apenas uma embalagem atraente sexualmente?
A minha opinião de homem pós-graduado em Ciências Humanas e com um pé no mestrado na mesma área, diz que não.
Ser mulher de verdade, como coloquei no início do texto, é muito mais. Ser mulher é desenvolver-se intelectualmente pelo menos ao ponto de se tornar crítica o suficiente para não se deixar enganar, para alcançar um bom posicionamento nessa sociedade ainda machista. Ser mulher, acredito, é desenvolver-se moralmente, não se deixando levar pelo modelo corrompido que é pregado pela mídia. Ser mulher é não se deixar tornar um objeto sexual, como muitas têm feito, deturpando a dignidade humana das mulheres.
Vocês mulheres são a maioria absoluta da polução mundial, têm uma força incrível nas mãos, e isso já as deixa num patamar de igualdade com os homens. Basta lembrar que na Grécia antiga, as mulheres conseguiram acabar com uma guerra (Guerra do Peloponeso), simplesmente fazendo uma greve de sexo com seus maridos. O que não fariam vocês se deixassem de aceitar essa alienação de massa que é promovida pela mídia?
Mas se você mulher não concorda com essas proposições aqui expostas, acha que como está, é o correto... Fique tranquila. Esse texto é somente para as mulheres de verdade e não para as mulheres Cabeça de Pote.