O QUÊ É O BRASIL? COITADO....

Ouvi ontem um amigo bastante observador dizer: Celso, o Brasil vai ser um país rico e analfabeto. É uma contradição? Sim, mas possível.

Se estamos em posição privilegiada na listagem de PIB, leia-se produção e serviços, diante de outras nações, e na frente até da Inglaterra, Reino Unido, nós em sexto lugar, não significa bem estar social máximo. Só dentro de vinte anos podemos estar com a qualidade de vida do povo da Inglaterra, IDH. Por quê? Por estarmos assim face ao nosso crescimento razoável, que poderia ser imensamente maior se não fosse gigante a corrupção.Lá existe coerência, seriedade, punição para os que agora entenderam de adjetivar aqui com um vocábulo menos feio,"malfeitos", por conduta criminosa, fato definido na lei como tal.

Concorre para o resultado econômico, a estagnação dos países europeus, de educação máxima, porém de exploração de riquezas praticamente exauridas.Com oito anos de diferença temporal, EUA e Brasil foram descobertos. Nós explorados pelos portugueses, eles colonizados pelos ingleses.

Começamos a caminhar a recentes duzentos anos. Com quase a mesma extensão territorial e riquezas potenciais, EUA e Brasil. Deu no que deu, nós ainda na atual situação, e eles com PIB de quinze trilhões, onde a crise diria que estão tecnicamente falidos, escrituralmente, já que a moeda hoje é virtual, títulos do governo.

Mas a retaguarda de segurança do mundo são os títulos do governo americano, onde aporta mais da metade das riquezas da segunda economia do mundo, a China, fazendo lá sua reserva, poupança, também nós e muitos outros, sem dizer que a moeda americana é ainda referencial.

Nossa gestão nacional caminhou para o caos ético, uma rotina de escândalos dos razoavelmente informados conhecida. Um grande sociólogo, que endosso, diz que para sairmos do exemplo da corrupção legada pelos dias atuais, onde se apropria do dinheiro público destinado a serviços tranquilamente, roubo por sistema, serão necessárias algumas gerações. Creio também, está arraigado no sentimento nacional que emprego público é lugar para tirar vantagem. Uma péssima didática que ganhou corpo.

Não que no mundo não aconteça parecido, é da natureza humana pender para o bem ou para o mal, mas sem punição o crime, COMO ACONTECE ESCANCARADAMENTE NO BRASIL, o fenômeno alcança as proporções atuais.

Realmente o exemplo do “ toma lá, dá cá”, que se tem o desplante desavergonhado de chamar de sustentabilidade de governo, ganhou, em termos de conceito universal e nunca visto, o sintoma de que se governa através do benefício pessoal, tão só, quando o Estado foi criado pelo homem para servir ao coletivo, à sociedade como um todo. Todos sabem disso, até o mais simples homem do povo.

Mas não há mais um legislativo que legisla discutindo projetos de iniciativa do governo e interferindo em prol da coletividade, mas um LEGISLATIVO ALINHADO, A TAL DA "BASE DO GOVERNO", que se situa (imaginem o alinhamento...se há alguma linha nisso) em troca de cargos, favores, ministérios, etc...

Viu-se no programa da Globo, "Fantástico" desta semana, e no Jornal Nacional, como se faz gestão pública, NÃO SE ESPANTEM, é essa a escola que está aí, para qualquer cego ver, quadrilhas " organizadas". Do mais simples agente público à cúpula, onde caem ministros como castelos de carta. E fica por isso mesmo, só são afastados, não todos. Onde há seriedade, depois do processo legal a que todo humano tem direito, estariam todos presos.

Não gosto de explanar sobre isso, é perda de tempo. Já escrevi em site político com mais de mil acessos diários e decidi não mais perder tempo. Tivessemos sido colonizados pelos franceses expulsos do Rio de Janeiro ou pelos holandeses corridos de Pernambuco, onde Mauricio de Nassau esteve deixando suas marcas, não estaríamos assim. E todos viram na TV, não estou inventando....é do domínio público, traz a notoriedade, fraudadores dizerem alto e bom som, que assim “ passam para seus filhos para protegerem os contratantes”, no caso os ladrões, e “ que não lidam com vigaristas”, quando eles são os vigaristas, e que “a ética é essa”, quando é a própria inversão desse valor. E PONTIFICAM...É NORMAL....

Coitado do Brasil de minhas netas e da república do mensalão...

Atendendo a um justificável pleito de um amigo, acresço que com toda essa saga ainda creio em um Brasil melhor, vencidos os corruptos pela decência, e espero que essa nação limpa seja alcançada por minhas netas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/03/2012
Reeditado em 22/03/2012
Código do texto: T3565418
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.