_O cobrador

.:.

– Você foi ao velório?

– Não.

– Ele estava horrível.

– Suicidou-se por enforcamento? Foi isso mesmo?

– Foi. Dizem que por causa do chefe que o humilhou diante dos outros funcionários, cobrando uma dívida que ele devia ao dono da cantina.

– Não acredito! Matou-se por causa da dívida ou da cobrança do chefe?

– Sei lá!

– Vá devagar, seu moço! Tá carregando bicho não!

– Será que esse boato procede? Matar-se porque ter sido cobrado! Se não podia cumprir com as obrigações que fechasse o bolso...

– Cobrar não é pra todo mundo não, amigo! Não pela dívida em si, mas pela forma como se cobra e se é cobrado.

– Bobagem, rapaz!

– Eu, por exemplo, não sei cobrar nada a ninguém. Se dependesse disso pra viver passaria por maus bocados.

– Por quê?

– Tenho vergonha. Acho que ao cobrarmos ofendemos o devedor. E, além disso, se tivesse algum comércio, daria as mercadorias gratuitamente a todos que chegassem aparentemente maltrapilhos...

– Vixe!

– Mais uma curva dessas e você me joga pela porta! Tá atrasado? Da próxima vez saia mais cedo!

– Você flatulenciou?

– O que é isso?!

– Esqueça! Sinta o mau cheiro que invadiu o ambiente e tire suas conclusões...

– É mesmo, né! Nesse horário é horrível! Acontece de tudo. Então você não sabe cobrar, é?

– Eu estava até pensando em pedir alguns trocadinhos emprestados a você...

– Mas a minha esposa sabe! De uns tempos pra cá, sempre que empresto algo, ela é quem se encarrega da cobrança. Ela já foi comerciante. Você entende, não?

– Entendo.

– Minha sogra, entretanto, também não sabe cobrar.

– Como você sabe disso? Antes da sua esposa era ela quem...

– Que nada! O erro dela já está no excesso. Ela é meio arrogante. Parece humilhar o devedor, cobrando de forma muito ríspida, tipo “ou você me paga ou vai se ferrar comigo!”.

– Vai ver que o chefe dele, do nosso amigo, era cobrador igual à sua sogra. Você deve algo a ela?

– Não. Quer dizer, acho que não! Às vezes minha esposa pede e não me avisa.

– Ei, os dois aí! Vão passar ou não? Aqui é o final da linha!

– Odeio quem fala assim comigo! Dá vontade de matar!

– Deixe-o, rapaz! Vamos passar?

– Eu pago a sua.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 20/03/2012
Código do texto: T3564317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.