Não aprendi a escrever

Ao dizer que seria bom eu fazer Letras, meu pai falou que um dos motivos era o fato de eu gostar de escrever e que, lá eu aprenderia a escrever bem. No fundo, eu nunca achei que precisava fazer Letras para aprender a escrever porque escrevo desde menina e, para ser franca, nunca achei que houvesse faculdade que ensinasse alguém a escrever um conto ou um romance. Lembro que escrevi A princesa e o dragão prateado, que publiquei o ano passado pela Garcia edizioni, na época em que estudava para o vestibular, rascunhando em um caderno e guardando.

Na faculdade, logo vi que eu não aprenderia inglês, como meu pai tanto falava, e que, quanto a escrever, eu só aprenderia a escrever trabalhos acadêmicos. Os professores diziam que qualquer um podia escrever. De fato, qualquer um pode escrever, se tiver bom conhecimento e souber as regras, um artigo acadêmico, uma redação científica, uma resenha a ser publicada numa revista destinada a estudantes universitários.

E a literatura? Na faculdade, você aprende a ver a literatura de uma forma científica, objetiva. Você deve aprender a escrever sobre literatura, mas não aprende a produzir um texto literário. Um texto literário contém a sua alma, a sua essência, é algo que transmite a sua visão de mundo e como você interage com a realidade, não é o resultado de uma longa e exaustiva pesquisa. No meio acadêmico, ainda por cima, tudo que você escreve deve ser fundamentado teoricamente sob o risco de descrédito. Você tem que provar que o que você escreveu tem base científica e teórica.

Quando eu disse a mãe que eu não aprendi a escrever estudando Letras, ela respondeu: "Não, você só aprimorou o que já fazia bem." Vi que ela não me entendeu.Eu não sinto que me aprimorei lá. O que faz o verdadeiro escritor se aprimorar na arte de escrever é observar o mundo, interagir com ele e questionar a realidade em que vive, não estudar como escrever cientificamente. A escrita científica é fria, seca e impessoal. O espírito do autor não está nas linhas. O autor não manifesta os anseios do seu interior nem sua visão de mundo.

Eu afirmo que estudar Letras não fez com que eu escrevesse melhor, apenas me transmitiu uma outra visão de Língua e Literatura, que me fizeram entrar em choque com tudo o que eu havia aprendido na escola. Nem inglês eu aprendi.