Superstições

SUPERSTIÇÕES

Tenho algumas superstições. Quando visito algum lugar, e a guia sugere fazer alguma coisa, como, por exemplo,jogar uma moeda para voltar no lugar, como aconteceu em Roma, procuro fazer. Tenho uma semente vermelha guardada em minha bolsa, que é para ter sempre dinheiro. Essa semente eu peguei debaixo de uma árvore em Salvador, quando fiz lá uma excursão e a guia disse que deveríamos guardá-la para não faltar dinheiro na carteira.

Uma superstição que não tenho é sobre mal olhado. Lembro-me, quando eu era criança, vi minha tia dar banho em meu priminho de apenas alguns dias de vida numa bacia com muitas folhas de arruda. Perguntei minha mãe, ela disse que era para não apanhar mal olhado. Minha mãe não tinha essa superstição.

Muitas vezes vejo, ao entrar num açougue um vaso com essas plantas: arruda, espada de São Jorge e outra que não sei o nome. Certo dia mudou para frente de minha janela um moçoe e vi que ele tinha em sua janela um vaso de arruda. Pensei:” ele é supersticioso.”

Não ando com nenhum amuleto. Não tenho medo de quebranto. Mas gosto de pular sete ondas, se eu passar o Ano Novo na praia, comer lentilha.