MOMENTOS DA VIDA

Com um espírito saudosista, ando por um caminho de uma eterna saudade – à casa de papai e mamãe...

Caminho por uma rua densamente povoada numa tarde de saudade, enquanto o sol se deita mansamente com seus raios vermelhos ...

Chegando, suspiro profundamente e me sento num velho banco à sombra de uma árvore...

Mergulho, então, no passado em muitas recordações – e diviso logo onde moravam papai e mamãe – e qual sentinela, aquele lugar me reporta aos melhores momentos da minha vida! ...

Enquanto perdido em minha solidão, ao longe, “ pra lá de Bagdá “ , seu Teixeira, caminha em minha direção e quebra as minhas lágrimas:

- Olá, Professor Enock, matando a saudade, hem ?

- Verdade, amigo, por aqui passando ...

Dizia eu ao companheiro ... por aquelas grades os meus olhos sempre conseguiam vê-la ...

Mamãe, Maria Paula, nos seus 94, cabelos embranquecidos , olhares serenos e cansados me reconheciam ao longe – e logo me abraçando, em festa, dizendo: – “ Filho, agente estava te esperando “ ! - E, naquele calor dos seus braços, me dirigia imediatamente ao exíguo quarto do meu pai, Pr. Joaquim Santos – palco de muitos sofrimentos em seu centenário de vida ! ...

Era difícil conter a emoção !

...............................................................................................

Momentos depois, não vendo mais ninguém perguntei:

– E i Teixeirão, cadê você ? ... E alguém de longe me respondeu:

- Foi secar noutro boteco !

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 18/03/2012
Reeditado em 19/03/2012
Código do texto: T3561990