O SUICÍDIO NÃO PODERIA SER UMA SAÍDA?
Esta manhã lendo no site da UOL deparei-me com uma notícia que me chamou atenção. O noticiário discorria sobre o drama de um cidadão em uma cadeira de rodas,que vive com parco salário de aposentadoria de 420 reais. Paga de aluguel 250 reais,compra remédios para seu problema de saúde,além de ser descontado todo mês em seu salário o empréstimo da compra de uma cadeira de rodas.Tem dois filhos e uma mulher.
Este cidadão como era esperado, recorre ajuda pastoral para conseguir comer.
Diante do contexto em que vive teve que invadir juntamente com outras pessoas um terreno. Ele não lamenta o que esta passando na sua recente moradia,que é provisória ,um canto coberto de lona ,onde o calor é escaldante.O sofrimento é explícito.
Alguns questionamentos são necessários neste momento. Aqui tem duas vertentes a serem analisadas. A primeira é óbvia, a situação social em que se encontra este cidadão e outros tantos, uma situação injusta e desumana em que vive uma grande maioria da nossa população.
A outra vertente é o que se denomina em que o homem faz o seu destino,o homem faz acontecer,ele mesmo trilha seu caminho. Bem, a reportagem não dá mais detalhes sobre a vida deste cidadão,e esta não era sua intenção. Não nego que podemos sim delinear muitos momentos de nossas vidas,impulsiona-las, modifica-la,mas entendo também que vai depender de determinados contextos em que o ser humano vive.
Até que ponto um ser humano pode viver ou sobreviver numa situação dessa natureza e ter forças para continuar isso que se chama vida? Que força é essa que faz o ser humano ao estado de humilhação,adversidade e ainda continuar querer viver numa vida como essa?
Sabemos que temos um sistema social que também favorece a essa ideologia a não tomada de decisão mais radical de pessoas como este cidadão.Esse apego a vida tem como um dos fatores da engrenagem do sistema social a religião. O grau de escolaridade é um dos pontos que faz parte desse contexto,quanto menos instruídos mais conformismo.
Entretanto, o principal de tudo isso é o próprio sistema biológico do ser humano.
Me parece tão sul real situações como esta que não tem outra explicação em aceitar o que W.SOMERSET MAUGHAM falou através de um dos seus personagens no seu livro SERVIDÃO HUMANA. "A VIDA NÃO TEM SENTIDO".