UM PEDAÇO DO CÉU.

É difícil descrever lugares mágicos, não são percebidos; a mágica não permite descriçaõ, precisa dos olhos, necessita e basta ser vista. Quem quiser visualizar esse lugar coloque no google. FOTOS :POSITANO COSTA AMALFITANA.

Lá está um rincão singularíssimo, abraçado pelas montanhas com as casas esculpidas na pedra, empilhadas praticamente. Aos seus pés as azuis águas do mediterrâneo.Dormia antigamente no silencioso Golfo de Amalfi, com seus habitantes espelhados pelo mar. Calmos, quietos, simples.

Aos pés dos Montes Lattari, Positano se esconde dos ventos do norte. Seu aparecimento de forma tão diversa faz com que a história perca no tempo sua origem. Lenda e história se entrelaçam.

Teria sido fundada por "Poseidon", o “Dominus” dos mares, seu senhor absoluto. "Pasiteia", seu candente amor, com certeza aportou em seus contrafortes, chegando a essas falésias juntamente com seu amado.

Os romanos erigiram uma “Villa” imperial com jardins maravilhosos e uma igreja onde se venera N.S. Anunciatta.

No século XVI um período de prosperidade se apossou da Villa, e “villas” no estilo barroco foram construídas na costa este. A unificação política tardia da Itália, sua divisão e diversionismo europeu fizeram com que habitantes de Positano, bem como de várias outras regiões do sul do país, todos mágicos, imigrassem para a América atrás da fortuna.

Meus avós fizeram a migração, bem como os da minha mulher, que por estranha coincidência do destino moravam a vinte quilômetros uns dos outros na região, e nossas gerações vieram se encontrar no Brasil, morando nossas famílias a menos de um quilômetro de distância. Destino...

Após a segunda "Grande Guerra", Positano bem como toda a espetacular Costa Amalfitana explodiram em turismo. Capri está ao lado, é sua concorrente. Sua arquitetura única não foi descaracterizada. Graças à hospitalidade do povo local a cidade transformou-se num dos endereços turísticos mais procurados do mundo.

Positano é famosa e elegante, freqüentada pelos famosos do mundo.

Não por acaso tem o título de “jóia da costa divina”.

De simples osterias a finos restaurantes esta pérola do mediterrâneo oferece peixes e frutos do mar...inesquecíveis...e sua famosa azeitona que só lá se come. Mas isto é azeitona? Pergunta o surpreso passante, diferente e saborosa. Como seu "limoncello", com o qual Capri também concorre.

Em seus hotéis a pedra da montanha está hospedada dentro dos quartos faz muitos anos, avança e enfeita interiores.

É um pedaço do céu, serpentear pela costa amalfitana, sendo um bom motorista, espremida entre o mar e a montanha a estrada reduzida, onde os carros que cruzam se esfregam um nos outros, é como descobrir a estrada que leva ao paraíso. Circular nas suas curvas de moto é simplesmente mágico.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/03/2012
Reeditado em 23/03/2012
Código do texto: T3560544
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.