LINDA... E CHEIA! UM ESPETÁCULO.

EU JÁ NEM PISCAVA OS OLHOS. EU NÃO PODERIA PERDER AQUELE ESPETÁCULO QUE HÁ MUITO NÃO ASSISTIA. FIQUEI ALI SENTADA. PISQUEI OS OLHOS RAPIDAMENTE PARA NÃO PERDER NADA. APAGUEI TODAS AS LÂMPADAS. COMO NUM CINEMA, SÓ QUE AO AR LIVRE. ADOREI A MÚSICA DE FUNDO. ALGO TIPO "MONTSERRAT CABALLET"... OU SERIAM APENAS GRILOS E CIGARRAS NUM DUETO?

TUDO JÁ ESTAVA EM TÃO PERFEITA SINCRONIA, QUE TODOS OS MOVIMENTOS PARECIAM OBEDECER UM MAESTRO.

EU JÁ NEM ME LEMBRAVA MAIS DO SOM DO TELEFONE AFLITO A TOCAR COMO SE FOSSE UMA BOMBA IMPLORANDO PARA SER DESARMADA. JÁ NAO EXISTIAM MAIS CARROS BUZINANDO, PESSOAS GRITANDO COMO SELVAGENS, CANETAS E PAPEIS BRIGANDO EM CIMA DA MESA ENFESTADA DE PROBLEMAS.

PROBLEMAS? O QUE SERIAM PROBLEMAS? DIANTE DO ESPETÁCULO QUE NÃO ME DEIXAVA PISCAR OS OLHOS, TUDO SE DESFAZIA. EU JÁ NEM OUVIA MAIS MONTSERRAT. OU GRILOS E CIGARRAS, SEI LÁ...

E OLHA QUE AS CORTINAS AINDA NEM HAVIAM SIDO ABERTAS. ALIÁS, QUE DEMORA. PARECIA QUERER ME HIPNOTIZAR COM TAMANHA LENTIDÃO.

_ O QUE TANTO OLHAS POR UMA METADE DE HORA?

_ (SUSPIRO DE SUSTO, ENGULO) NÃO VÊS?

_ VER? COMO? NESTE BREU? TÁ MUITO ESCURO..

_ NÃO, NÃO ESTÁ.

_ PERAÍ , VOU ACENDER A LUZ.

_ NÃO ACENDA. JÁ JÁ AS CORTINAS IRÃO SE ABRIR POR COMPLETO. EM ALGUNS MINUTOS TEREMOS LUZ.

_ CORTINAS? VOCÊ ENLOUQUECEU OU O QUÊ?

_ EU? NÃO. ESTOU DESENLOUQUECENDO. PSIU! VEJA! VAI COMEÇAR!! NÃO PISQUE. FINALMENTE AS CORTINAS ESTÃO SE ABRINDO...

_ MEU DEUS. SE ISSO NÃO FOR LOUCURA, O QUE HÁ DE SER? (OLHAR DE CONDENAÇÃO).

_ AH! (SUSPIROS). COMO VALEU A PENA ESPERAR..... VÁ CORTINA.... VÁ... VÁ CHOVER EM ALGUM LUGAR! E ME DEIXE AQUI COM ELA, LINDA... E CHEIA! UM ESPETÁCULO EM BUSCA DE ALGUM MAR... AO SOM DE MONTSERRAT... OU GRILOS, CIGARRAS... SERÁ?

_______________________ÉRICA FLÁVIA RIBEIRO