COMO ENSINAR ALGUÉM A SONHAR?

Estou fazendo estágio em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte e ando refletindo sobre a profissão do professor. Pensei essa manhã inteira sobre o assunto. Aliás, eu nem conseguia pensar em outra coisa. Cheguei a seguinte conclusão: O professor precisa é de valorização. Não é valorização monetária não, porque o que um professor faz por seus alunos não tem preço. É reconhecimento, respeito e gratidão. A profissão é nobre demais e por que será que está no nível que está? Algo está muito errado!

Pois bem, hoje durante minhas compras de supermercado ocorreu um fato que me instigou levando-me a escrever essa crônica. Encontrei uma aluna da rede e perguntei-lhe se continuava estudando e ela respondeu-me que não. Para quê? Complementou. Ah, e já fiz até o segundo ano (do 3º ciclo, 8º ano)! Disse isso como se fosse muito, como se já tivesse ido longe até demais em uma instituição na qual ela não acredita. E é verdade, é dura, mas é a realidade de grande parte dos jovens. Eles não sabem para que “serve” estudar.

Pensemos um pouco. Os que são “mais favorecidos” acham que já tem tudo de que precisam e os “menos favorecidos” não sonham, não se dão nem ao direito de sonhar com a universidade.

Os primeiros não sonham porque acham que não precisam e os outros não acreditam que possam conseguir, então nem sonham. Desistem.

Realmente está difícil passar nas universidades federais, mas não é impossível. Não é! Além de que não é só a escola que faz o aluno. Esse precisa dar o seu melhor nos estudos. Precisa vestir a camisa de sua própria educação. Garanto que todo aluno que faz isso obtém sucesso! Em contrapartida, como ensinar quem não quer aprender? É dificílimo, pra não dizer impossível! Mas, então, como fazer o aluno querer aprender, querer ir para a escola?

A minha resposta é simples: precisamos ensiná-los a sonhar! Eles precisam voltar a ter esperança, a acreditar que conseguem, que podem!

Ah, e não são só eles! Os professores, também, precisam passar por essa transformação. Precisam acreditar neles próprios, em sua capacidade e criatividade e, precisam acreditar em seus alunos. Precisam apostar todas as fichas neles.

A resposta é simples, mas a execução, essa eu, realmente, naõ sei! Ainda preciso testá-la.

Mas querem saber? Proponho-me a fazê-lo. Como ensinar a alguém a sonhar?

Esta aí! Nos próximos dias me ocuparei em descobrir a resposta e a metodologia para essa proposição. Se quiserem ajudar-me, aceito.

DoraSilva
Enviado por DoraSilva em 16/03/2012
Reeditado em 19/03/2012
Código do texto: T3557581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.