Julgamentos precipitados

Eu sou tímida e isso tem me causado problemas. Um deles é que, muitas vezes, fui tachada de "chata" e "arrogante" por pessoas que só me olhavam à distância. Ser tímidos pode nos fazer parecer elitistas e antipáticos, levando muitos a acharem que não nos aproximamos deles por nos julgarmos superiores. Houve gente que, após conversar comigo, admitiu: "Você é totalmente diferente do que eu imaginava. Eu pensava que você era metida."

Devido a isso, eu evito julgar as pessoas antes de conhecê-las bem. Sei que há vários homens e mulheres que, à primeira vista, não parecem mesmo simpáticos, o que pode esfriar o entusiasmo em começar uma conversa. Quando alguém me passa a impressão de ser antipático, penso nas vezes em que fizeram julgamentos precipitados a meu respeito e concluo: "essa pessoa pode ser tímida ou está enfrentando um problema."

Faço isso porque admito que o ser humano é, por natureza, preconceituoso e tende a emitir opiniões baseado em suposições, o que é perigoso e pode nos levar a ser injustos com os outros. Sempre lembro de uma revista que li, onde dois homens sentavam lado a lado em um avião. Um deles desejava conversar , mas o companheiro de assento estava demasiado sério e o que queria falar concluiu que ele era um arrogante, julgando-o presunçoso e antipático até saber que o "ranzinza" estava carrancudo porque acabara de perder a mulher e o filho num acidente de carro.

Portanto, cuido sempre em não dizer:"Fulano é um chato." Talvez a pessoa tenha dificuldade em se aproximar para conversar ou esteja com um problema ou atravessando uma fase de mau humor, o que acontece a qualquer um de nós, que somos seres humanos sujeitos às intempéries da vida. Não é melhor errar por ter sido benevolente do que descobrir que haviamos atribuido defeitos a uma pessoa que estava enfrentando um periodo de sofrimento emocional?