Os livros da costureira

 

 

Ao lado do lugar onde faço Pilates tem a pequena oficina de uma mulher que se dedica a costuras simples ou consertos em geral, como se costuma dizer. Troca de zíper, barras, encurtar mangas, confecção de almofadas e  toalhinhas... Muito simpática e falante, ontem me convidou a sentar ali para esperar minha ‘professorinha’ (a fisioterapeuta), porque cheguei antes da hora e seu consultório ainda estava fechado. Enquanto ela trabalhava e ia contando alguns casos, fiquei olhando em volta. Chamou-me a atenção uma prateleira, onde em vez de carreteis, linhas, tesouras e panos, havia alguns livros. Então ela disse que gosta muito de ler, que os deixa ali para quem quiser levar emprestado. E que muita gente leva. Contou também que sua mãe era analfabeta e como sempre teve vontade de ler, conseguiu ser alfabetizada aos oitenta anos. E passou a ler a Bíblia direitinho.

 

Animada diante de tal surpresa, acabei pegando um livro emprestado, o famoso best-seller O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini, do qual não me desgrudei desde que voltei para casa. Eu disse também que posso doar-lhe muitos livros, que certamente terão mais serventia do que ficar parados na minha estante. Ela adorou a idéia, disse que eles precisam mesmo ‘circular’, mas tinha que me confessar uma coisa:

 

- Sabe, o que eu gosto mesmo é de romances ou livros de auto-ajuda. Pra falar a verdade, não sou muito chegada em literatura...

 

De minha parte, confesso que fiquei impressionada com a mulher. Mesmo sendo pessoa de poucos estudos, além de gostar de ler ela gosta também de compartilhar esse prazer.