PROVA PARA PAZ
Considerando que nossa educação é baseada em valores que os adultos que nos criaram entendem como corretos; considerando que valores como RESPEITO, RESPONSABILIDADE e HONESTIDADE são interpretados conforme a educação recebida por cada um; uma convivência pacífica entre os seres humanos passará por uma reflexão e convido você, leitor, a fazer a seguinte prova:
I- Numere a 2ª coluna utilizando os antônimos dos adjetivos da 1ª coluna:
(1 ) Respeitoso ( ) Irresponsável, inconseqüente.
(2 ) Responsável ( ) Sujo, porcalhão.
(3 ) Honesto ( ) Insensível.
(4 ) Solidário ( ) Mal educado, grosso.
(5 ) Limpo ( ) Desonesto, safado.
II- Agora, utilize os antônimos da 2ª coluna da 1ª questão para completar as lacunas abaixo, conforme interprete as situações:
a) Estaciona o carro na porta dos outros, liga o som a todo volume e obriga as pessoas a ouvirem seu gosto musical___________________.
b) Fura filas_______________________________________________.
c) Joga no chão, invólucros de alimentos obrigando os mais humildes a limpar sua sujeira___________________________________________.
d) Embolsa trocos a mais ou “prova” uvas no supermercado_________.
e) Incapaz de “desentupir” armários em prol dos menos favorecidos___________________.
f) Deixa as pessoas mais velhas de pé__________________________.
g) Trai o(a) parceiro(a)________________________.
III- Assinale as alternativas corretas, conforme as entenda:
1)Presenteia filhos incondicionalmente, sem que os mesmos façam por merecer.
a) inconseqüente b) bonzinho c) nada a ver
2)Omite-se no acompanhamento escolar dos filhos e culpa a escola quando os mesmos são reprovados.
a) inocente b) iludido c) irresponsável
3)Economiza na educação, no salário da “Maria” ou na qualidade da alimentação para sobrar para o carro novo, as marcas e o status.
a) sensato b) inconseqüente c) tolo
4)Utiliza-se de cargos para sentir-se o “demônio”.
a) canalha b) pústula c) a e b estão corretas
As situações são inúmeras e passam pelo conversar durante palestras, mascar chicletes em locais que requerem seriedade, pela utilização de bens e influências do serviço, pela permissão para o filho menor dirigir, por gestos, palavras e/ou expressões pouco pensadas. Há quem julgue tudo isso certo, mas ignore que também os outros, inclusive os traficantes, também agem conforme seus valores e as leis que criam.
Em outras palavras, as suas respostas nesta prova estão ligadas à sua interpretação e à sua história de vida. Eis por que os valores morais são variáveis e as pessoas são diferentes.
Enquanto isso, como se aprende muito melhor com exemplos do que com palavras, os mal educados vão se multiplicando em progressão geométrica e contribuindo para uma ampla infelicidade.
Se virmos o próximo como irmão e interpretarmos respeito e responsabilidade sob a ótica de direitos e deveres iguais para todos, então haverá uma chance para a paz.