BOTA A CALÇA E CALÇA A BOTA

Bota a gente calça. Calça a gente bota. Será porque é complicado botar a bota e calçar a calça? Isso está parecendo filosofia de botequim! Mas eu gosto de indagações, mesmo que pareçam ser completamente idiotas. Pensemos no caso da mãe dizendo para o filho: bota a bota, meu filho. Redundância! Isso não soaria bem. E essa então: após uma chuvarada a calça que a gente bota desbota, encharca a bota, fica descalça! Mas afinal, quem bota não é a galinha, a pata e outras aves?

Falando sério, temos aí dois significados. Bota, um calçado que envolve o pé e a perna, é um substantivo. Calçar é um verbo que veio do radical calça (assim como calçado) e, neste caso refere-se ao verbo botar. A calça, que não é verbo, mas um substantivo significando uma vestimenta, tu podes botar (verbo). E, neste caso, refere-se ao verbo calçar! Mas o verbo botar não é muito utilizado e, no português culto, diríamos: a calça nos vestimos.

Concluindo, antes que o tico e o teco desmaiem: no caso da bota (calçado) nós calçamos e no caso da calça (roupa) nós vestimos. Ufa!

É! Talvez eu seja

Simplesmente

Como um sapato velho

Mas ainda sirvo

Se você quiser

Basta você me calçar

Que eu aqueço o frio

Dos seus pés...

("Sapato Velho" - Roupa Nova)

Giustina
Enviado por Giustina em 14/03/2012
Código do texto: T3554748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.