A Democracia e a Persistência

“...se os cargos públicos fossem sorteados pela Loteria Federal ficaria infinitamente mais barato e não teria reclamações...”

Tenho um compromisso comigo mesmo de não ficar fazendo crônicas sobre assuntos que estejam ocupando destaque na Mídia. Mas tem hora que fica impossível de cumprir os compromissos assumidos. É que na Democracia reina a liberdade absoluta. Até a liberdade de ser PERSISTENTE. Ficam todos discutindo o por quê da aparência estranha de uma determinada flor enquanto o problema está nos olhos de quem a observa. Daí o fato de se sentir a necessidade de participar também. Mas será que vale a pena um humilde cronista (Contador de Causos) de se manifestar? É claro que sim, principalmente quando todos os meios de comunicação PERSISTEM em ver sempre as coisas de um mesmo ângulo, mas que é diferente do nosso.. Pois bem novamente, esta semana, tivemos problemas com provas para concursos públicos, agora do Senado (cargos técnicos e de Segurança). E desta vez o responsável é a renomada Fundação Getúlio Vargas. Já toquei nesse assunto quando comentei sobre o Vestibular. E sendo mais direto tenho uma crônica : O ENEM foi reprovado no ENEM. O que percebo é que tudo é resultado da PERSISTÊNCIA. PERSISTEM na idéia de que a falha está na administração e na elaboração das provas do concurso. Acho no entanto que “o buraco é mais embaixo”. A grande falha, na visão deste humilde cronista, está no uso do Concurso. Não percebem, mas a fila andou. Se não existe outra forma, que descubram. Existem descobertas muito mais complexas que tiveram êxito. Só que, se não procurar não acha... Não vou agora sugerir por que o Poder tem a mania de achar que, se não for de acordo com o que ele pensa, é bobagem. Nunca tive muita sorte com esse povo!!! Quando era jovem era taxado de radical e agora velho decrépito... Prometo que, de acordo com o número de correspondências que receber, darei “meu palpite”. Já tive algumas experiências. Em escala bem menor, mas deu certo... Só é necessário ter coragem, honestidade e vontade política. Até arrisco dizer que o uso do CONCURSO é uma cômoda ferramenta para conviver com a Democracia. Se não descobrirem problemas, a culpa é daqueles que foram reprovados. Se não passou, não passou!!!. Se der problema na aplicação a culpa é da Entidade que elaborou. Mas o Poder está sempre a salvo... Interessante, neste caso, é que ficou em segundo plano o número de vagas, os salários e a quem vão atender. Se estão pensando que os salários passam um pouco do dobro do dos professores, estão enganados. Quando me encontrarem eu lhes conto. Vão atender ao Senado. Isso já sei e todos sabem. Além de cargos técnicos tem os de segurança. Como se a polícia que atende a população não tivesse capacidade e competência para cobrir as necessidades desse segmento. Os técnicos precisam ser diferentes daqueles que atendem as grandes empresas Nacionais e Multinacionais? Ironicamente meu Anjo da Guarda que estava de plantão me soprou esta jóia: É QUE NO CASO O ATENDIMENTO É DESTINADO AOS DEUSES DO OLIMPO!!! (Oldack/12/03/012).

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 14/03/2012
Reeditado em 14/03/2012
Código do texto: T3553180