Solidariedade tem limites!

Gosto de cozinhar, e me manter informada sobre os valores nutricionais do que utilizo na alimentação da família.

Escolho os alimentos mais naturais e equilibrados possível, sem descuidar da aparência e do sabor.

Porém, o marido quis experimentar sopa de pacotinho. Provou, gostou e resolveu tomá-las todas as noites.

Ao fazer os exames de rotina apareceu pequena elevação do potássio; como ele tem casos de doenças renais na família, procurou o nefrologista, que recomendou que evitasse: laranjas, bananas e tomates, justamente as frutas que ele mais aprecia.

Achei estranho tal elevação pelos cuidados que costumo ter e comecei a procurar a causa. Primeira providência: dei aos pacotinhos e mesmo destino dos temperos de miojo: lixo! Substitui o leite semidesnatado por leite tipo A. A diferença entre ambos é muito grande.

Altos níveis altos de potássio podem afetar o coração e sinalizar doenças renais.

Passamos a consumir alimentos com potássio baixo até que ele torne a fazer as dosagens.

Prefiro dedicar tempo e dinheiro na alimentação que usá-los em medicamentos viciantes e cheios de efeitos colaterais.

A máxima de Hipócrates: “Seja o alimento o seu remédio” é lei para mim.

Resultado: o marido está muito bem disposto.

No entanto o meu corpo reclamou da dieta solidária e começou a sinalizar com câimbras.

A correção foi simples: voltei a consumir: tomates, cenouras, laranjas e bananas.

Temos em casa dois tipos de mamão: papaia pra ele, formosa pra mim. A diferença entre os dois é significativa.

Aprendi na prática: se o potássio faltar, no meu corpo, é câimbra na certa!

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 11/03/2012
Código do texto: T3547297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.