PREDADORES III

No próximo dia 23 veremos repetir-se o fenômeno do equinócio.

Como há bilhões de anos, por causa da inclinação do eixo da Terra teremos nesse dia, exatamente, 12 horas de claro e 12 horas de escuro nos hemisférios.

No hemisfério Sul, teremos a mudança do verão para o outono e é nessa época que as cigarras (Cicada orni) que completaram seus ciclos de metamorfose, que podem ter a duração de até 17 anos, emergem do chão em torno das arvores, realisam a ecdise¹ e adultas voam, vocalizam, acasalam, realizam a postura e morrem quando os rigores do inverno se fizerem presentes dentro de 90 a 115 dias.

Durante a noite as ninfas² prontas a se tornarem adultas surgem em grande número e sobem no tronco das arvores que as alimentou para deixarem as “roupas velhas” pregadas.

Agora com as asas secas, alçarão voo e os machos cantarão para atrair as fêmeas.

Todo mundo conhece o mito de que a cigarra cantou tanto que rachou pelas costas.

Essa foi a maneira que os antigos que desconheciam Zoologia, acharam para explicar o aparecimento das exuvias³ pregadas nos troncos das arvores quando o inseto adulto saiu do exoesqueleto em forma de ninfa, tal como a borboleta sai da crisálida.

Mas nem todas terão a oportunidade de permanecerem vivas e de reproduzir, pois logo cedo, no crepúsculo matinal, os saguis (Callithrix jacchus) vêm em bandos fazer a primeira refeição do dia com as cigarras recém-nascidas, gordinhas, saborosas e macias, porque o exoesqueleto quitinoso ainda não endureceu totalmente.

Apesar de ser uma predação no estrito sentido da palavra, não causa grande dano nem compromete a próxima geração porque são milhares de cigarras e a maioria escapa, como escapam também dos morcegos insetívoros (Carollia perspicillata) que no crepúsculo vespertino são atraídos pelo melodioso cantar das cigarras nas tardes quentes que caracterizam o fim do verão Pernambucano...

1 ecdise = fenômeno em que a ninfa perde o exoesqueleto* e adquire a forma alada.

2 ninfa = forma larval semelhante ao adulto.

3 exuvia = esqueleto da ninfa composto de queratina.

*exoesqueleto = esqueleto esterno dos insetos, crustáceos, etc.