QUEM É MAIS FELIZ?

O “ Ser Integral” é aquele que se expande dentro de suas limitações da vontade interior em procedimento de verdade, não ultrapassando as barreiras de sua sinceridade para desaguar no rio da mentira, caudaloso, que cresce em demérito no ser e existir e, desse passo, faz da alegria em viver a desconformidade com a felicidade possível.

Nessa toada a felicidade se torna migalha!

Perseguindo às avessas o intento alvejado, faz a procissão da frustração, o séquito que caminha para a ruína pessoal e nela vive uma vida,

Ninguém chega a lugar nenhum com a estrada pavimentada pela mentira. A mentira de nós mesmos é avassaladora, cruel, dura. Desencarna o espírito e descarna o corpo...

É mais feliz quem vive em harmonia com a verdade pessoal, sem almejar fronteiras inatingíveis na sofreguidão do alcance daquilo que é inalcançável.

Mais triste que o fim do caminho que a nada leva e nunca será alcançado pela vontade mentirosa, é caminhar perdido em derrotas sucessivas da vontade.

Quem é mais feliz?

Quem vive em harmonia com seu ente interior. Quem é verdadeiro, paciente com suas limitações impostas pela vida, paciente com sua impaciência em chegar ao que lhe foi vedado, distante das disputas desnecessárias, somíticas, ególatras, predicados negativos filhos do culto da personalidade que adere ao vaidoso no infeliz universo da futilidade, pobre de espírito.

Quem não gera enfrentamentos vãos em acirramentos que levam à catástrofe dos confrontos de qualquer espécie, não fomenta o caos nem subverte a vida sadia, feliz. É o desnível de plataforma de lutas injustificáveis, nada somando, antes subtraindo. Nada suplanta o benefício da paz, local de entendimento e crescimento que reconhece a todos como pessoa, e nada supera a razão de ser verdadeiro a qualquer preço.

Quem falta com a verdade tropeça nos próprios pés, por vezes sua deficiência nublada pela mitomania, esquece do que disse e nem percebe, a passionalidade personalista é tamanha que com tranquilidade apaga da memória o que fez ou disse e segue na sanha insana.

Quem agride se agride primeiramente. O princípio físico de não haver ação sem reação sempre se apresentará; é o fenômeno que rege o mundo, causa e efeito. Mas será sempre assim, ninguém reeduca quem nunca foi educado.

Esse estado de consciência é fácil de inferir, o encarcerado da vontade pela mentira nunca abrirá a porta de sua prisão, a pena da mentira interior é mais forte que a verdade que liberta.

Fica claro de visibilizar, é como sociedades que deram certo, nelas existem menos atos ilícitos, menos mentira, menos violação da vontade interior, mais verdade.....

MAIS FELICIDADE...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/03/2012
Reeditado em 10/03/2012
Código do texto: T3545933
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.