Há pecado ao Sul do Equador

Chico cantou que não existia pecado do lado de baixo do Equador; mas se verídico ou não o verso, o convite a fazer um pecado rasgado foi aceito sem parcimônia. Ao sul do Equador é possível achar pecado em demasia, é possível até nomear os inveterados pecadores fardados das décadas ditas duras, como também aqueles que com ferro feriram os que haviam ferido. Não é desejo dessas linhas nomear pecadores pois sabem elas que é preciso tirar a trave de seus olhos primeiro, nem também é desejada a crítica a vizinhos desse continente ibero-americano, mas sabem que o pecado tem residência fixa neste lado de baixo do Equador, à esquerda de Greenwich, acima do Trópico de Capricórnio, não digo exatamente, pois é tarefa de geógrafos e afins, mas aproximadamente no Paralelo 15 ao Sul: a capital federal do continente chamado Brasil está povoada dos que fazem um pecado rasgado mexendo no dinheiro suado do povo a todo vapor. Quando é lição de esculacho, sai de baixo, pois nesse lugar abaixo do Equador há muitos professores, disseminando a cultura da impunidade por todas as latitudes e longitudes dessa ex-colônia lusitana, com a missão de esculachar o povo, da qual são embaixadores.