RACIONAIS?



Maria levou seu cão, Peludo, para passear. Era um bicho bonito de cor castor. João também levou a sua cadelinha, Braquinha, muito sexy, com lacinho na cabeça. Caminharam cada um de um lado da rua. Como pessoas civilizadas carregavam, junto às respectivas coleiras, o saco plástico para recolher os excrementos dos respectivos animais. Num determinado ponto João cruzou a rua e passou a caminhar perto de Maria.
Os dois animais pareciam ser da mesma raça e logo se aproximaram estirando as correias que os prendiam. Em menos de um minuto os dois já haviam se cheirado, trocado latidos, telefones e e-mails. Os seus donos, embora animais racionais, não haviam trocado sequer um “bom dia”.
Talvez os dicionários tenham se enganado quando determinaram que racionais somos nós e irracionais são os animais.
Algumas pessoas, acho eu, pensam que dizer “bom dia” custa caro, dá alergia, ou faz cair os cabelos. É impressionante como algumas pessoas não só não cumprimentam como não respondem ao cumprimento dos demais. Todos os dias entro no elevador da empresa onde trabalho e cumprimento, mas raramente ouço uma resposta. Todos trabalham ali, se encontram muitas vezes em diferentes horários de chegada e, no entanto, agem como desconhecidos.
Não sei o que está acontecendo com o ser humano que, cada vez mais, está ficando insensível.
Uma amiga me contou que ela, grávida de 8 meses, com um barrigão enorme, caiu em plena Avenida Nossa Senhora de Copacabana e não teve uma única pessoa que viesse ajudá-la a levantar-se.
Duvido que o Peludo, se visse  Branquinha caída no chão, não fosse ajudá-la.
E dizem que somos nós os racionais. Será?

 
edina bravo
Enviado por edina bravo em 07/03/2012
Reeditado em 06/02/2014
Código do texto: T3540576
Classificação de conteúdo: seguro