As Pessoas Pequenas

As Pessoas Pequenas

Jorge Linhaça

Existem pessoas que não crescem o suficiente, ou na verdade não crescem o suficiente para atingir os padrões de altura a que estamos acostumados.São pessoas pequenas que talvez tenham desejado, em outra esfera, de alguma maneira ser sempre crianças.

Ainda assim essas pessoas crescem por dentro e tornam-se adultas com todos os defeitos que o ser adulto traz a cada um de nós.

Por serem diferentes, às vezes meio disformes em sua proporcionalidade sofrem as resistências, veladas ou não dos seus semelhantes.

No geral são alvo de chacotas e zombarias e levar uma vida normal não é muito fácil.

Alguns os consideram aberrações, outros os acham engraçados , por muito tempo foram ( e ainda são ) alijados de muito postos de trabalho como se fossem incapazes apenas pelo seu tamanho. Refugiaram-se nas artes, principalmente nos circos da vida, nas trupes de palhaços, nos programas cômicos, para tirar dali o seu sustento.

Fico eu cá a imaginar , quem são realmente as pessoas pequenas...se eles ou nós.

Fico a pensar na grandiosidade que é necessária para que essas pessoas consigam levar uma vida minimamente normal.

Quantos obstáculos elas não em de ultrapassar, não apenas os obstáculos do preconceito, mas os obstáculos físicos do dia a dia.

Tarefas simples como tomar um ônibus, ir a um banheiro público, subir algumas escadas...tudo deve lhes parecer um cenário surreal de uma terra de gigantes...um mundo feito para os ditos normais onde eles não se encaixam.

Os móveis para crianças são frágeis, os de adultos causam dificuldades, as roupas também não são fáceis de encontrar que lhes atendam as medidas de seus corpos.

Ainda assim sobrevivem nesta selva onde o homem é o lobo do homem.

Cada dia é uma batalha contra preconceitos e dificuldades.

E nós, em nossa pequenez de alma, às vezes nos entregamos ao desânimo ao primeiro obstáculo que enfrentamos.

Na nossa pequenez ainda ousamos olhar para eles como seres saídos de um conto de fadas ou uma história de terror.

Em nossa língua um homem pequeno é chamado de "anão" como se disséssemos...ah não...não é possível que ele exista...ah não...isso deve ser contagioso...

E assim seguimos arrotando nossa arrogância, achando-nos mais perfeitos que eles sem nos darmos conta da pequenez de nossas almas.

Não é o tamanho do corpo e nem a altura que revela a grandeza do homem, a grandeza reside dentro do coração, a grandeza verdadeira reside em aceitar as diferenças e olharmos as pessoas com a mesma estatura de Cristo.

Salvador, 5 de março de 2011