ENROLANDO A LÍNGUA E OS NEURÔNIOS

Que a Língua Portuguesa é difícil, todo mundo sabe. Os estrangeiros que o digam pois, normalmente, transformam nossa língua num espanhol mal acabado. Mas não menos trabalho passam os brasileiros para escrever corretamente. Por mais estudo que tenhamos, em algum momento nos deparamos com alguma dificuldade e acabamos tropeçando em acentos, em S e C, em S e Z, em M ou N. Em certos casos uma simples letra modifica todo o conteúdo de uma expressão. O X, então, dá um nó na língua de muita gente. Sexo se pronuncia SEXO, já trouxa se pronuncia TROUCHA. Com a diferença que trouxa pode ser uma grande quantidade de roupas, enquanto que durante o sexo a roupa é dispensável.

Agora, então, com a tal reforma ortográfica, a coisa complicou de vez para alguém que, como eu, devorou livros a vida toda e toda a vida escreveu com um tipo de grafia. Essa do tira hífen onde tem e bota onde não tem é de lascar! Na dúvida, eu consulto sites confiáveis ou continuo a escrever como sempre o fiz. Ainda bem que guarda-costas continua igual! Se assim não fosse teriam que refilmar a película do Kevin Costner e da Whitney Houston. E onde encontraríamos outra Whitney, essa cantora maravilhosa, com uma voz inconfundível?

Aliás, aproveito para finalizar esta história de grafia, que seria interminável, lembrando essa norte-americana fabulosa que, assim como tantos outros, perdeu a guerra para o álcool e as drogas. E concluo: é mais fácil escrever corretamente a nossa Língua Pátria do que vencer a luta contra o vício. E fica uma pergunta: por que será que não acabam com as drogas, lícitas ou não? Essa resposta qualquer criança sabe, infelizmente...

Giustina
Enviado por Giustina em 04/03/2012
Reeditado em 13/08/2014
Código do texto: T3533820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.