NaDa - o espião que não gosta do frio

Com o mal sucedido plano de implantar o regime comunista no Brasil na década de 60, a então União Soviética descobriu que o Brasil estava com grandes investimentos e planos ainda maiores. Já tínhamos o maior estádio de futebol do mundo, estávamos construindo a maior hidrelétrica do mundo, a maior ponte do mundo (Rio - Niterói) – (que tempos depois se confirmou, para desesperos dos engenheiros, que ficou faltando alguns metros para ser a maior), e a Transamazônica, um desafio de mais de 2 mil quilômetros na selva.

Para ficar mais a par do que pretendia esse país, os soviéticos convocaram o famoso espião Navioski Dametrí, conhecido pelo codinome NaDa, e para cá o mandaram.

As mensagem seriam todos codificas e para disfarçar assinadas com NaDa.

Eis algumas delas captadas ao longo de 40 anos pelo nosso serviço secreto e que não levantaram nenhuma suspeita.

“A Usina Nuclear de Angra dos Reis vai iluminar tanto quanto um vaga-lume, ou quase - NaDa”

“Incrível, nesse país não se lê - NaDa” (Quando ele mandou essa mensagem, provavelmente não existia o Recanto das Letras).

“Aqui, o povo gosta mesmo é de futebol, novela, carnaval, cama e trabalho - NaDa” (Não havia o BBB).

“Roubaram a taça Jules Rimet – toda de ouro e símbolo de orgulho dos brasileiros pela conquista do Tri Campeonato Mundial de Futebol. A policia diz que vai apresentar os ladrões a qualquer momento, mas até agora... - NaDa”

“Os crimes cometidos no trânsito por embriagues não dá prisão para ninguém; aqui, a Justiça age mesmo é para quem infringe a lei em quase... - NaDa”

“Na cabeça do presidente Itamar Franco, tem muito cabelo e mais... - NaDa”

“Na Baixada Fluminense mata-se meia dúzia de pessoas por noite, mas ninguém sabe ou viu - NaDa”

“O presidente Fernando Collor falou que para governar esse país, tem que ter ‘aquilo’ roxo; sua esposa falou que ele não tem - NaDa”

Algumas mais recentes:

“Lula insiste em dizer que não sabe... - NaDa”

“Em entrevista, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, diz que seu salário naquela instituição é insignificante - NaDa”

“O político Paulo Maluf é acusado por desviar bilhões e bilhões e depositados em bancos fora do país. Ele jura que não tem - NaDa”

“Acreditem – aqui todo o menor de 18 anos pode matar uma pessoa que não dá... - NaDa”

“O governo federal mandou recursos financeiros para as cidades que foram inundadas pelas chuvas, mas o povo ainda não recebeu - NaDa”

“A nova presidente do Brasil é uma antiga companheira nossa. Mas tranqüilizem-se, ela não irá falar - NaDa”

Em 2002, Navioski se apaixonou por uma mulata carioca, casou, tem dois filhos e continua mandando suas mensagens. Com a fragmentação da URSS, o Kremlin o chamou de volta, mas ele diz que daqui não sai por nada.