ENQUANTO ISSO, NO BRASIL...

Saiu na Veja em dezembro de 2011: "A Educação de qualidade e baixo custo para milhões é o verdadeiro segredo dos chineses em sua corrida para a liderança mundial".

A reportagem feita por Gustavo Ioschpe deixa claro as diferenças gritantes entre a Educação na China e a Educação no Brasil. Segundo ele, na China "a escola tem de ser limpa, silenciosa, simples e eficiente". Por lá três coisas chamam a atenção: em todas as salas de aula há uma bandeira nacional, computadores, uma vassoura e uma pá. Vassoura e pá? Inacreditável para nosso orgulho tupiniquim! Inaceitável que nossos filhos tenham que deixar a sala limpa antes de sair! Não é assim?

É óbvio que as diferenças não acabam aí. A formação de professores competentes, o incentivo à ciência aplicada, o investimento na tecnologia digital são os principais focos da Educação chinesa. Segundo as expectativas, em dez anos a China poderá se tornar a primeira economia do mundo conquistando também uma posição de liderança no meio universitário e científico. E, para isso, a China "faz a hora, não espera acontecer": está repatriando cientistas chineses que trabalham no exterior.

Enquanto isso, no Brasil... No Brasil deveríamos começar pela vassoura. Para varrermos definitivamente os corruptos que emperram a máquina administrativa e engolem o dinheiro que deveria ser aplicado na Educação do povo.

Giustina
Enviado por Giustina em 02/03/2012
Código do texto: T3531633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.