Probabilidade de fraude no Recanto
 
            Dada a questão aberta de autores inexpressivos e até mesmo ignorantes serem donos de leituras e comentários muito elevados, lembro de fato assemelhado.
            Sou muito antigo na internet, e já participei de sites que fecharam.  Deixo de citar nomes, inclusive dos participantes.  Hoje eles estão aqui.  Quase todos.
            Havia uma escritora que postava sempre.  E sempre com erros.  Ficava em primeiro lugar durante meses, chegando mesmo atingir ano!  O site tinha um ‘bug’ e muitos aproveitavam-se dele.  Mas não era o caso.
            Simplesmente, por denúncia de um prejudicado que fazia parte do grupo organizado e pouco ficava na liderança, a trama foi esclarecida.  A referida autora recordista formou um pequeno grupo, todos estudantes de informática em conhecida universidade brasileira.
            Ora, estes estabelecimentos têm muitos computadores, todos com o IP diferente.  IP é a ‘carteira de identidade’ do computador, um número que fica gravado no site quando ele faz a entrada.  Se fizer a segunda, não vota, por exemplo.  Aqui no Recanto é assim.
            Fica imunizado contra fraudes?  De modo algum.  Basta que alguém forme um pequeno grupo com pessoas que trabalhem em grandes empresas.  Eles votam em si mesmo, comentam uns aos outros e têm um número enorme de colegas, todos ‘fakes’, que usam os computadores dos locais de trabalho, lendo e comentando os colegas.  Já imaginaram se formam um grupo assim na Petrobras, por exemplo?  O autor posta às nove horas da manhã e no fim do dia tem quase cem leituras e trinta comentários.  Todos válidos!
            Vem a pergunta: não estariam repetindo o golpe aqui?  Se o golpe é este, só vai ser descoberto se alguém for prejudicado.  Caso contrário, Capeta Comportado e Anja Devassa continuarão campeões de audiência...
                               
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 02/03/2012
Código do texto: T3530546
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.