FELICIDADE
Todo ser humano, acima de qualquer coisa, deseja ser feliz. E mais que isso, deseja que essa felicidade seja permanente, sem contratempos. Portanto, todos nós ricos ou pobres belos ou feios, putas ou virgens, cultos ou tolos queremos ser e permanecer felizes.
Como generalizei, claro que você que você leitor também sente esse desejo e até mesmo se propõe a fazer um julgamento: Que óbvio isso! Todos querem a felicidade.
Por outro lado se eu lhe perguntar o que é estar feliz ou de que você precisa para estar feliz... Saberia responder?
Aposto que levaria alguns segundos ou mais... Com certeza responderia que é humanamente impossível a qualquer vivente sentir-se feliz; caso este não possua ou não desfrute de um mínimo das condições materiais e espirituais, que lhe possam provocar sensações de prazer. Estas condições são basicamente... Um abrigo, alimento, uma relativa liberdade, discernimento, e uma dose generosa de auto-estima. Não tenho como discordar, pois sem esses requisitos fundamentais, dificilmente uma pessoa teria a vontade e a coragem necessária para enfrentar os perigos os medos e os dissabores que o ato de viver nos obriga a enfrentar todos os dias, pois a vida não se apresenta de modo algum como um mimo que nos é dado para gozar, mas antes como um dever, uma tarefa que tem de se cumprir à força de trabalho. Mais será que a felicidade se resume a isso?A felicidade, portanto tem um preço? Qual o segredo da vida? A vida tem sentido? De onde viemos? Para onde vamos? Viver e morrer, para que?
Quando refletimos sobre as causas que nos dificultam o acesso a felicidade, normalmente chegamos a esta desoladora conclusão: é impossível ser feliz!
Pois se pensarmos e analisarmos friamente a vida do homem oscila, como uma pêndula, entre a dor e o tédio somos os mais necessitados de todos os seres: não temos mais do que vontades, desejos encarnados, um composto de mil necessidades. Nossa natureza é eternamente egoísta queremos sempre e cada vez mais, nunca paramos para pensar no que temos, sempre gastamos tempo para pensar em conquistar o que não temos... Sentimos a dor, mas não a ausência da dor. Sentimos a fome mais não a ausência da fome...
Enquanto possuímos os três maiores bens da vida, saúde, mocidade e liberdade, não temos consciência deles, e só os apreciamos depois de os havermos perdido.
Só notamos os dias felizes da nossa vida passada depois de darem lugar aos dias
de tristeza... — À medida que os nossos prazeres aumentam, tornam-nos cada vez mais insensíveis. Por isso mesmo a nossa faculdade de sofrer é mais viva. Engraçado isso as horas correm tanto mais rápidas quanto mais agradáveis são os momentos, tanto mais demoradas quanto mais tristes são os mesmos... (Deve ser por isso que três horas no motel com aquela pessoa extraordinariamente interessante passam como se fossem três minutos e três minutos no dentista se assemelha a eternidade...)
Meu avô tinha razão em dizer que o inferno é aqui...
A dor sempre nos acompanha e é absurdo admitir que o sofrimento não tenha fim, pois ele está entre o desejo e o desejado... Enquanto não obtemos aquilo que desejamos estamos sofrendo, e quando obtemos somos aliviados momentaneamente... Querer é essencialmente sofrer, e como o viver é querer, toda a existência é essencialmente sofrer... Vejo os românticos de plantão basear a felicidade no amor romântico entre um homem e uma mulher... Muitos são os poetas que pregam que só é verdadeiramente feliz aquele que encontra um amor... Mais será?
O amor entre um homem e uma mulher é o melhor exemplo possível de como todas as expectativas esperançosas deste mundo é uma ilusão absurda, isso por que o amor promete extraordinariamente muito e nos entrega extraordinariamente pouco... Então concluo que a felicidade é uma exceção e a dor uma regra. Como já disse alguém... Cada vez que respiramos, afastamos a morte que nos ameaça... No final, ela vence, pois desde o nascimento esse é o nosso destino e ela brinca um pouco com sua presa antes de comê-la... Mas continuamos vivendo com grande interesse e inquietação pelo maior tempo possível, da mesma forma que sopramos uma bolha de sabão ate ficar bem grande, embora tenhamos absoluta certeza de que vai estourar...
Sendo assim concluo que a tal felicidade é volátil e frágil, pois só podemos senti-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos a felicidade por comparação. Após uma semana de céu nublado, um dia de sol parece um milagre da criação...Do mesmo modo, a alegria é mais intensa quando atravessamos um período de tristeza. Os dois sentimentos se completam, pois da mesma forma que a melancolia não é eterna, não poderíamos suportar 100 anos de felicidade. Imaginar que temos obrigação de ser feliz o tempo todo e em todo lugar é um grande fator de estresse na sociedade moderna. A negação da tristeza dispara o consumo de antidepressivo em busca de uma condição inalcançável que é a felicidade eterna... A busca da felicidade constante é trabalho de Sinsifo...
Nietzsche um dos maiores filósofos que a humanidade já teve nos lembra que a felicidade vem de lampejos e que tentar fazer com que ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos...
Entretanto, quando podemos nos sentir contentes pelo simples fato de estarmos vivos; quando conseguimos nos amar tal como somos, e ate como não somos; quando encaramos a realidade do jeito que ela é, com tudo de bom e de ruim que ela nos oferece; e quando em fim, percebemos que a Vida e a Morte, o Prazer e a Dor são apenas os dois lados de uma mesma moeda, então poderemos perceber que a felicidade não é uma meta ou um objetivo, ela não alguma coisa que se possa entender e compreender em todas suas vertentes... Ela não existe para ser entendida e perseguida e sim para ser APRECIADA... Com certeza quando pararmos de nos lamuriarmos sobre as injustiças desse mundo injusto, perceberemos que a felicidade estará bem mais próxima de nós. Quem sabe assim não tenhamos encontrado uma estrada que nos conduz a lampejos de felicidade... Quem sabe a felicidade não está no simples fato de você esta respirando sem ajuda de aparelhos ou até mesmo no simples fato de você esta lendo esse texto?