O futuro da Síria…

Versão simplificada...

Ao contrário do que nos querem fazer crer, a situação na Síria vai demorar muito tempo a resolver, se é que se vai resolver de todo…

Porque os dados estão laçados e estão em cima da mesa, e só não os lê devidamente quem não quer…:

A Síria constitui o último aliado fiel da Rússia no médio oriente, porque o Ocidente paulatinamente desde o fim da guerra-fria que veio a invadir zonas de influência tradicionalmente russas, algumas delas desde há séculos…

Aproveitando o colapso soviético, e a fraqueza da sua herdeira, a Rússia, locais como o Iraque, o Afeganistão, o Kosovo, republicas bálticas etc…passaram para a esfera norte americana através de algumas intervenções que a médio prazo se revelaram um desastre…e por ironia da história são essas mesmas intervenções a fazerem com que o actual regime não vá cair a médio prazo…O povo sírio é antigo como civilização, e na sua maioria não apoia o actual regime, mas quando olham para o lado e reparam que outras nações que tiveram revoluções alimentadas pelo ocidente…reparam que com poucas excepções essas nações estão mergulhadas no caos da guerra civil…e por isso muitos sírios preferem um ditador violento que mantenha a ordem no seu país a uma liberdade de caos e violência…é o chamado mal menor…

Por isso esta nação está destinada porventura a ser o que foi o Líbano nos anos 70…: uma terra dividida por uma guerra civil sectária…

Os indícios que há alimentam esta ideia…: Moscovo não vai deixar cair o seu derradeiro aliado, Moscovo vai alimentar os paióis e bloquear resoluções na ONU…e como este poder vai continuar a ser o oficial, vai dispor de melhores armas do que os revoltosos, vai receber essas armas oficialmente, enquanto os rebeldes receberão as suas “por debaixo da mesa”…O actual poder vai usar a sua força aérea, e por muitos aparelhos que abatam os rebeldes, os arsenais russos dispõem de imensos mais aparelhos para reposição das baixas…e sabe-se bem o poder de uma arma aérea neste tipo de cenários…

E a actual posição Ocidental é de uma enorme hipocrisia, pois ignoraram as diversas violações dos direitos humanos deste mesmo regime que agora condenam de forma tão veemente, chegando ao ponto de ignoraram o massacre de uma cidade inteira por parte do pai do actual líder sírio, nos anos 80…

Mas o próprio Ocidente tem interesse nesta situação…: Uma Síria como esta vai tornar difícil o abastecimento das milicianas palestinianas libanesas que bombardeiam Israel com material dado pelo Irão, que chega às suas mãos via Síria…etc…

Por isso o povo sírio está condenado a uma longa e porventura interminável guerra civil…

Por isso não se vislumbra uma solução para o problema, por muitas lágrimas e protestos que venham das chancelarias ocidentais…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 29/02/2012
Código do texto: T3526728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.