RECANTO.IDIOTAS,IMBECIS. CRETINOS.

Em 13/03/2011, escrevi uma crônica, penalizado de ver a “performance” dos idiotas, sempre achincalhados em todos os lugares. Ainda assim houve quem não entendesse, e expliquei para a falta de entendimento que era patologia visível nos dicionaristas.Imbecis e cretinos são gêmeos em patologia da idiotia.

Houve até mesmo quem se sentisse tocado em seus brios pedindo que o incluísse na lista. Quê fazer com a disfunção de apreensão? Compreender e esclarecer.

Estão no rodapé da presente a crônica e os comentários, e meus esclarecimentos para aclarar mais o que não se entendeu. Mas o importante é saber que viemos ao mundo para servir, TODOS, cada um dentro de seu alcance. E ajudar, sendo possível, e fiz apelo nesse sentido no final.

Por que aduzo agora estes comentos? Por ver uma falta de sintonia em entender os objetivos do site, diga-se, dos sites em geral, e das redes.

Computador é comunicação, ferramenta de várias utilidades, mas não é editora de livros, onde estão os escritores, e mesmo livros virtuais não integram ao meu credo a literatura ortodoxa, não passam pelos necessários filtros de edição para aceitação, ou seja, não serão vendidos, o mercado tem padrões.

Imagine-se a livre criação sem os freios da edição (leia-se, produzida na internet) ser entendida como literatura. É um foco diminuído de lentes. Só uma gigantesca miopia tem essa visão.

Internet congrega ou não talentos, sites. Muitos que participam, a esmagadora maioria, sem conhecimento mínimo da língua, mas com imagens que querem (E TÊM ESSE DIREITO) externar, outros que acham ter conhecimento praticando solecismos flagrantes...e abusando da egolatria.

Ponto nevrálgico dessa abordagem, utilidade para meditação e reflexão de quem tem mínima consciência e não seja arrogante, digamos, a arrogância da incultura.

Primeiro, ninguém é dono do site, se quiser criar normas rígidas para recepcionar literatos faça o seu site; segundo, ninguém está apto ou tem credenciais para expurgar isto ou aquilo, as credenciais para tanto deviam ser conhecidas pelos "censores", os requisitos estão institucionalizados nas convenções formais, muitos nem mesmo sabem que trema nunca foi acento; terceiro, censura é vedada em qualquer espaço, sendo livre a expressão, PRINCIPALMENTE NA COMUNICAÇÃO, em artigo destacado e exclusivo na Constituição Federal, desde que não contrarie a ordem pública;quarto, não é legítimo sob egolatria félea e visível, genericamente, nominar pejorativamente e pesadamente componentes do site por desconhecerem o vernáculo integralmente. QUEM CONHECE...?

Bom e desejável que todos aceitem todos e OS QUE PUDEREM ensinar o pouco que sabem, ensinem, sem adjetivarem indevidamente. Não traz civilidade tal postura, mostra insciência antes de ilustração.

A isso se chama em direito penal de futilidade de motivos, é uma qualificadora que demonstra a desproporção entre causa e efeito, entre o fato e a reação de agressões infundadas. Ninguém vale mais nada do que ninguém, e ninguém sabe mais nada que o outro, se sabe, deve saber para servir, nunca para desservir.

----------------------------------------------------------------

CRÔNICA. O IDIOTA.

Ninguém quer ser idiota ou pede para ser idiota, mas comporta-se como idiota. E disso não pode escapar, nem é culpado, tem origem no ácido ribonucléico, DNA. Devem ser objeto de comiseração. A patologia situa o estigma que deve ser tratado, sob pena de levar aos caminhos indesejados das dependências todas.

A idiotia é clara e visível nos que contrariam a clareza do que está assentado como pacífico entendimento comum. O mais simplório homem distingue o que é comum e já estabelecido como diferença do que não se pode constestar. Mas o idiota dá fortes voos na sua básica limitação, pois nasceu com ela. Muitos o chamam de cretino, mas o idiota que consegue subir alguns degraus na informação rasteira, impulsionado por presenças que lhe acendem uma faísca de luz, pensa que é um gênio.

Se dá alguns passos pensa que caminhou todo o périplo do planeta. É normal que assim seja, quase explodindo seus neurônios, articula alguns superficiais raciocínios e se pensa um dos maiores físicos já surgidos, um dos festejados matemáticos nascidos, aquele pintor maior desconhecido por todos, porém um expoente, um literato que glosa textos de outros ou comete contrafação, achando que passa despercebido e dos seus só faz eclodir tolices e contradições, mesmo assim festeja-os.

Esse é o idiota que pensa que os outros são como ele, nada enxergam. Os idiotas de ufanismo vivem, projetam-se no que aspiram ser, dado como certo, perseguem elogios e fama que nunca chegará, a não ser em afinidades do mesmo teor de sanidade, trocas menos hígidas e de necessidades menores, aplausos nunca alcançados na vida normal em qualquer setor. Não se convencem de seus limites embora lhes gritem em entorno limitativo que habitam. Aos idiotas, sem que vejam face à deficiência, resta a idiotia e seu restrito convívio. E nós devemos atendê-los em suas necessidades, tratando-os como doentes, não como pessoas normais.

---------------------------------------------------------------

15/03/2011 10:45 - Antonio Bisquet [não autenticado]

Muito boa a crônica, doença bastante comum, sua explicação para quem nada entendeu foi ainda melhor. Parebéns. Antonio Bisquet

13/03/2011 22:19 - Celso Panza

Marcelo Riboni, um conterrâneo italiano, imagina se ia apagar seu texto tão enriquecedor.Discordar é a mola da humanidade, o motor que leva ao conhecimento, gera o contraditório "saudável", nunca o "idiota". A idiotia é uma doença, e disse que é inescapável, etiológica.Mesmo o idiota tem o direito de ser feliz, óbvio, todos têm. Somente têm o traço, PATOLÓGICO, de assentar contrariamente ao que é curricular. Esse o ponto alto da doença carregada. Não vou citar tratados de psiquiatria que tenho e neles estudei e ainda consulto, vou citar o dicionário mais efetivo brasileiro, o HOUAISS."Idiotia: Ver RETARDO MENTAL GRAVE, doença genética; Idiota: diz-se de pessoa que carece de inteligência, de discernimento, tolo, ignorante, estúpido". E vai descrevendo seus corolários, isso não os impede de viver nem serem felizes em seu mundo, mas são idiotas. Não li só o livro que você indicou, mas livros especializados durante minha jornada profissional, minha vida é só ler, e por isso, seria a última pessoa do mundo a pensar ser superior, embora tenha sido investido em altas funções, o que me gerou mais humildade. Nada mais faço aqui do que esclarecer, como faço agora com você, e servir, lógico, a quem recepciona, como você fez. E disse, ao final do artigo, que devemos atender a esses "doentes", "atendê-los em suas necessidades". Não incide nenhum agravo, ao contrário, chamamento para compreensão e ajuda. E o artigo tem motivação, certa pessoa, que não entendeu outro artigo meu, ironizou-o, expliquei e como não pudesse contraditar , apagou tudo, no meu espaço e no dela, e disse no dela em verso que tudo no mundo "é uma bosta", e parou tudo, escreveu três linhas só. É isso meu caro, ajudar. E continuo disponível. Abraço Celso

13/03/2011 11:32 - Marcelo Riboni

Celso, não concordo muito com nada do que você disse. Acho que cada um tem o direito de procurar ser feliz nesta vida e seu texto apresenta uma contradição muito estranha a mim: o que o leva a pensar ser superior a este, dito, "idiota"? você recebeu ao nascer um salvo conduto a idiotia? Enfim, não me cabe criticar a ninguém aqui....por eu mesmo ser passível de criticas. Mas talvez você devesse, se é que já não leu, ler o livro do dostoievski chamado "O Idiota". ótima leitura. Abraços e espero que não apague este comentário, pois a discussão dos temas propostos no seu texto abre espaço para o meu comentário.

13/03/2011 11:28 - J Estanislau Filho

Não contive um sorriso leve... assinaria esta crônica como minha, caso fosse um idiota, que se apossa de obra alheia. Ficou supimpa. Dostoiéviski se sentia o próprio ao escrever o belíssimo romance O Idiota. Foi para pagar dívida de jogos, pois era um viciado em cartas. Idiota, porém genial rsrs. Que contradição!

13/03/2011 11:21 - Vitório Sezabar

Pode fazer o favor de me incluir nessa lista? Obrigado, Vitório.

13/03/2011 11:09 - Márcia Juannes

É isso. Está dito! Perfeito, mesmo que o idiota não o seja, o seu texto é... perfeito. Um abraço.

13/03/2011 11:07 - anabailune

Pegou pesado desta vez... mas é necessário.

13/03/2011 11:06 - Nativa

Interessante teu texto... Bjs

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/02/2012
Reeditado em 29/02/2012
Código do texto: T3525619
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.