O DIA INTERNACIONAL DOS PUXA-SACOS

O homem criou ao longo do tempo determinados dias do ano com intuito de homenagear e chamar atenção da sociedade contra a discriminação contra o negro, a mulher, o deficiente físico e outros tipos de intolerância. Criou também o dia do médico, do professor,do agricultor , do estudante e por ai vai.comitantemente temos os dias dedicados a determinados santos, mostrando desta forma a influência e o poder que teve e ainda tem,mesmo que pequeno em comparação com outros tempos a igreja católica.

Por que não cria o dia do puxa-saco? Se analisarmos bem, o puxa-saco é de uma serventia á toda prova no sentido da manutenção do status social numa sociedade. São eles que alertam os seus chefes quando há inconformismo dos não devotados,eles que se infiltram entre os colegas e insuflam os mesmos a falarem mal contra os seus defensores para em seguida levarem aos seus protetores as "últimas novidades".

Em qualquer sociedade existem os puxa-sacos (e olha que são muitos),que fazem de tudo pelo tapinha nas costas,os afagos,afagos esses mesmo que não sejam sinceros.

Tai, algo que não se pode distinguir quando se fala na diferença entre empresas privadas e o serviço público,ambos são bastantes democráticos quando o assunto é a existência dessa figura embaída.

Ele tem uma característica impressionante , a sua adaptação a situações que se poderia denominar de delicadas. Ele tira de letra,se por exemplo, o seu chefe cai em desgraça ou é transferido, o puxa-saco muda por completo a sua tática, a sua estratégia para com o novo superior.É o que poderíamos chamar de camaleão.

O Brasil em particular é um celeiro na produção desses picões . Como todos nós sabemos,historicamente ele veio acomodado nas caravelas portuguesas ,pois pelo que se sabe até então, os índios não desenvolveram essa espécie em sua sociedade.

Os portugueses malgrado, como toda sociedade organizada politicamente,foram muito mais propícias a esse tipo de intrusão .Embora a origem desse gênero possa ter a idade equivalente a presença do homem na Terra. Mas foi aqui, na bela terra que ele encontrou o clima propício a sua expansão.

Neste 512 anos de convivência no Brasil só multiplicou ainda mais esse exemplar de estorvo.

O puxa-saco tem algumas características que lhe são peculiares: pode ser um inseguro,um medíocre ,um ambicioso,enfim, suas facetas são múltiplas,entretanto, só nas sociedades civilizadas são mais propícias essas incursões.

inclemente
Enviado por inclemente em 28/02/2012
Código do texto: T3524635