Até que ponto o Recanto é um termômetro fiél?

Até que ponto o Recanto é um termômetro fiél?

Jorge Linhaça

Em 2006 estreei aqui no recanto, meio que por caso, incentivado por amigos que aqui já tinham seus perfis.

De lá para cá muita coisa mudou, inclusive a minha maneira de ver o mundo virtual.

O recanto cresceu e continua crescendo a cada dia, eu fui aprimorando minha escrita, buscando rumos diferentes em meus trabalhos, de apenas poeta tornei-me cronista, jornalista, romancista e contista.

Muitas alegrias tive e tenho neste espaço para mim mais do que virtual. Tenho alguns textos que ao longo dos anos superaram, individualmente a casa das 6 mil, 5 mil leituras e por aí afora.

Claro que devem haver outros autores para quem isso acontece em semanas...ao menos levando m conta alguns textos mais lidos que vez por outra vou espiar lá no resumão do recanto.

Fico abismado cm textos que em poucos dias , poucos mesmo 2 ou 3 dias, superam as mil leituras e recebem páginas e páginas de comentários.

Eu ainda estou bem longe disso... sinceramente não creio que seja uma questão de título, embora isso também possa desencadear um volume maior de leituras, mas se existem páginas e mias páginas de comentários é por que a leitura não acabou em si mesma, causou impressões fortes e o desejo de que outros interagissem com seu autor.

Comigo acontece de os textos mais lidos serem os menos comentados e aqueles que quase não tem leituras atraírem a atenção de pessoas que fazem comentários pertinentes.

Ao fim ao cabo , acabo por não conseguir chegar a uma conclusão sobre isso.

Não consigo entender o termômetro do recanto...e portanto não consigo simplesmente optar por uma única linha de trabalho.

Gosto muito de escrever sonetos e vez por outra acerto a mão em uma obra um pouco melhor, ainda assim raramente meus sonetos passam de 10 leituras...por mais lisonjeiras e pertinentes que me soem alguns comentários de grande sonetistas desta casa.

Meu elevado número de leituras no computo geral, acabam por não significar nada quando se trata de uma edição de um livro em papel...se eu disser que logrei vender um único exemplar a algum recantista estarei faltando com a verdade.

Não que me pareça que os recantistas tenham a obrigação de comprar o meu ou outro livro qualquer, mas é que simplesmente o termômetro nesses caso é enganador...

Quando escrevo sobre assuntos sérios a coisa degringola, creio que não estou na mesma sintonia de outros colegas e portanto meus textos se perdem no ostracismo por muito tempo.

Não estou pedindo respostas pois creio que ninguém as tenha na verdade, cada qual tem sua maneira de fazer sua carteira de leitores, sua própria forma de promover-se. Talvez aí esteja o segredo de alguns...talvez o segredo de outras esteja nas suas relações pessoais, como por exemplo professores que divulgam sua página para os alunos e publicam algo que pode lhes ser importante em sua avaliação...sinceramente não sei.

Cada qual tem a sua repercussão e não estou avaliando se existe alguma coisa que não seja válida em seu trabalho.Longe de mim...apenas queria entender o tal termômetro que quando marca altos graus de leitura ( no meu caso ) fica quase abaixo de zero nos comentários e vice versa.

Qual será, afinal, o segredo do Recanto?

Salvador, 26 de fevereiro de 2012