"AS BARRAQUEIRAS"
Quando cheguei no nordeste alguns/muitos anos atrás, estava sentada com amigos numa barraca de praia, que ficava na calçada, da orla.
De repente, ouvimos um barulho estrondoso! Soube depois, pelos amigos nordestinos, que estavam comigo, que o objeto daquela cena inusitada, (prá mim), foi obra de "uma barraqueira", que com ciúme do marido, que estava encostado no balcão do bar, e conversava com uma conhecida dele, jogou o copo na cara dele! Até aquele momento, não havia ouvido, ainda, esse termo "barraqueira"...No RS, minha terra, se usava , na época que morava lá, uns termos tipo "ela é briguenta", ou "ela tem um gênio ruim..."
Enfim, amei esse termo novo prá mim "barraqueiras"...(apesar de ser contra a qualquer tipo de violência)
De lá prá cá, assisti muitas cenas onde a atriz principal, foi uma barraqueira.Não só ao vivo, mas na TV, onde passam cenas de "armação de barraco" seja por cúme, seja por egos inflamados no trânsito, em filas de bancos, super-mercados...
E os barraqueiros? Sinceramente, as mulheres são muito mais agressivas, quando contrariadas, do que os homens.Os orientais dizem que "uma mulher rejeitada é pior que o demônio". E eles não estão errados,não. Armam barraco, no intuito de chamar a atenção sobre o seu "objeto de ódio".
Claro que existem homens violentos, agressivos, que gostam de mostrar sua força física por nada, mas uma grande maioria, é mais discreta.As barraqueiras, ganham longe nessa "arte de armar barraco".
E essas atitudes negativas não escolhem cor, credo, nivel social ou cultural. Basta ver os exemplos todos dias ao nosso lado, ou na midia escrita ou falada.
Quando entrei na NET há uns 5 anos atrás, em grupos poéticos, descobri estupefada, que também no mundo virtual temos as famosas barraqueiras!!
Na minha , quem sabe, inocencia concepção de vida, não poderia imaginar que a poesia estava manchada, com esse tipo de comportamento.
Não sou psicanalista, mas prá mim, um comportamento desse tipo, seja real ou virtual, vem de pessoas mal amadas, com uma auto-estima muito baixa, sem respeito por si mesmas e aos outros.
Mas enfim, creio que não é com violência ou "armando barraco", que vamos nos tornar melhores pessoas, nem atingirmos nossos sonhos e objetivos, com esse tipo de comportamento.
Quem se ama, não arma barraco...!