UM BOM LUGAR PARA LER UM LIVRO.

Um bom lugar para ler um livro.

Será que é preciso ter um bom lugar para ler um livro? Há pessoas que pensam assim.

Certa vez, quando lecionava para o 1º Grau, um aluno me falou assim:” olha professora, não li o livro que você pediu. Acho que para ler um livro é preciso morar num lugar tranqüilo, e não num lugar agitado como São Paulo. “Fiquei pensando no que ele me disse, e quando sai de férias, levei o livro de Guimarães Rosa, Grande Sertão-Veredas. Aonde eu ia, levava o livro para ler. Li na praia, li a margem de um rio que ficava bem no fim da rua em que estava, li sentada no sofá da sala, li no carro quando voltava para São Paulo. Todos os lugares que abri o livro para ler, gostei do livro. Mas a história que mais guardei na memória foi aquela que li dentro do carro.

Nem todos os lugares e horários são bons para ler um livro. Uma noite, mais ou menos onze horas, enquanto esperava o ônibus, estava lendo, próximo do ponto de ônibus, Metamorfose, de Franz Kafka. Um jovem se aproximou de mim e disse:” não é bom ficar lendo um livro aqui, nessa hora, pois você fica distraída e pode ser assaltada. Fechei o livro. Sei que ele tinha razão. Duas vezes que fui assaltada, estava distraída. Certa vez, no ponto de ônibus, durante o dia, abri um livro e mal comecei a lê-lo: Ploft”. Olhei para cima, uma pomba. O livro era novinho. Ganhei-o naquele dia. No dia seguinte, contei o fato aos meus alunos que morreram de rir.