A Roma Nossa de Cada Dia

A Roma Nossa de Cada Dia

Jorge Linhaça

Na antiga Roma, para manter-se o controle sobre o povo e os escravos apelava-se para o pão e circo.

Verdade que o circo romano não tinha palhaços e sim gladiadores que lutavam até a morte para contentar nobres e plebeus num jogo sanguinário e onde tudo valia.

Mais ou menos um BBB ao vivo e sem milhões envolvidos em marketing e prêmios.

Se em Roma a vida dos gladiadores era decidida pelo dedos com os polegares voltados para cima para baixo pelo povo e ao fim ao cabo pelo imperador, hoje no tal BBB é a mesma coisa...milhões de adoradores da desgraça alheia, a cada paredão erguem o dedo para um e baixam-no para o outro competidor que deixa a vida no jogo.

Mas o Brasil é o país do circo armado, nem nos seus mais auspiciosos sonhos o Soleil pode querer comparar-se ao nosso império tupiniquim.

Além dos gladiadores os romanos também tinham lá seus festins dedicados a Baco ou Momo onde um escravo era coroado o rei dos festejos e tinha o poder de mandar e desmandar nesse período.

Ops..Momo? isso mesmo, o nome não é mera coincidência , era um dos apelidos de Baco, o deus do vinho, da bebedeira e da orgia, de quem herdamos a palavra Bacanal.

Aliás as festas da fertilidade resumiam-se a isso...bebedeira e bacanal...igualzinho ao nosso, pasmem os senhores, Carnaval.

Aquele mesmo que enriquece a alguns em uns poucos dias e desgraça a vida de muitos por muitos anos...

O Carnaval é a revanche do povo contra a autoridade dos chefões...diriam alguns, ou como diria uma das musas do mesmo.. a hora em que o povão extravasaaa....e haja extravasar...a bem da verdade.

Mas nem só de carnaval vive a Roma Tupiniquim...nos imensos coliseus espalhados pelo país, uma nova legião de gladiadores, desta vez usando chuteiras e uma bola, ao invés de lanças , gládios e redes ( se bem que estas estão lá, nos gols de cada lado do campo ) atiçam as rivalidades e a euforia dos torcedores.

Vem aí a "Magistral" Copa do Mundo...onde a FIFA enriquece, as empreiteiras enriquecem e o país se prostra de joelhos diante de um caderno de encargos estapafúrdio produzido pelos novos "deuses do Olímpo" do esporte.

Os coliseus vão estar cheios e a honra da nação estará em jogo...( que asneira), ingressos vendidos a preço de ouro...estádios construídos com o dinheiro dos impostos que pagamos ou com a isenção por anos do pagamento dos mesmos pelas empreiteiras responsáveis pelas arenas.

E tome circo, pois Roma é aqui...

Quer ser voluntário da FIFA na Copa? Parabéns...troque sua mão de obra por um vale lanche e bom trabalho..aliás além do circo é preciso pão...e trabalho escravo é que não há de faltar movido por um "sentimento patriótico" de que estamos participando da história do país...mas quando acabar a copa e os tais senhores estiverem contando seus milhões, ninguém sequer se lembrará do seu nome e provavelmente sequer terá visto seu rosto.

Ou alguém acredita que os senhores dos engenhos lá queriam saber dos rostos dos escravos que trabalhavam apenas por comida e sob as mais vis condições?

Porém todo circo que se preze tem que ter também seus palhaços...e esses somos nós que estaremos vendo pela TV , gritando como loucos por jogadores com salários milionários, jogando em estádios construídos com o dinheiro que seria muito melhor empregado em escolas, hospitais, habitações populares e etc...

Mas enfim....viva a Roma Tupiniquim!

Salvador, 24 de fevereiro de 2012