Mesa de escritor - Homenagem aos escritores
"Olho em volta e tudo o que vejo é, consideravelmente, tão simples." Eis que aqui fala um escritor. Tudo o que preciso para exortar o que sinto está ao alcance de minhas mãos: a minha frente um computador, ao meu lado um celular - que por sinal, é também fonte de inspiração (Desconsidere a tolice, mas falei há pouco com a paixão da minha vida.).
Essa simplicidade de escrever é tão bela que, mesmo em dias difíceis, não é o dinheiro nem o remédio que me alivia, e sim um lápis junto a um pequeno rascunho. Ainda guardo uma folha rasgada que encontrei certa vez dentro de um livro escolar que folheava no banco da praça, próximo a escola a qual estudava. Vagamente me vêm a mente - digo "vagamente" por não saber se o que venho a informar é preciso - o número de página que encontrei a tira de papel que trazia escrita a seguinte frase: "[...] Sonhar é preciso, é mais forte que eu... Sonhar é simples e bom e, nada me custa."
Desde então, adoto um critério pessoal de transcrever determinados sonhos que, por vezes, me tomam a mente, já que nada me custam, por que não compartilhá-los também com alguém que possa vir a compreender o verdadeiro motivo da escrita. Assim como eu, outras pessoas passam pro papel seus sonhos, rotinas, histórias que, às vezes, também vividas por quem as leem.
Dentro de cada palavra empregada em uma frase, cada rima usada para dar sentimentos à um poema, cada vírgula usada para opor, iterar, ou simplesmente pausar um silêncio vivido pelo autor. Escrever é uma dádiva da expressão, e como já dito, custa tão pouco. Com um lápis qualquer, uma borracha papel pode-se ir mais além do que se espera de si mesmo.
Chego ao fim deste pequeno, mas satisfatório texto que me tomou apenas dez minutos do dia, mas que me recordou fatos passados há mais de dez anos em minha vida. Quando escrevo me sinto um herói das palavras, não pelo fato de escrever bonitinho aos olhos dos outros, nem por ter a capacidade de escrever com rapidez linhas e mais linhas de pensamentos, mas por conseguir, quando preciso, colocar em apenas uma palavra vários sentimentos ou características que poderiam ser expressadas em cinco ou mais parágrafos.
"Em homenagem a todos os que tomam seu tempo a fim de propiciar o prazer da leitura. Obrigado à vocês, queridos escritores." (Juan Carlos Requieri Martins)