Tremoços: tradição e nutrição.
A Cidade de Santos e região recebe grande influência de estrangeiros que desembarcam no Porto de Santos desde a sua fundação (1892), e aqui se erradicaram: portugueses, japoneses, italianos, árabes, espanhóis, e brasileiros do norte e nordeste, há muito influenciam o nosso sotaque peculiar cheio de esses, e hábitos alimentares.
Que santista não provou – feijão azuki - dos japoneses, tremoços - portugueses, trigo de quibe - árabe, feijão de corda - norte/nordeste do Brasil, grão de bico e lentilha – dos sírios? Só pra falar em grãos.
Vidros grandes de dourados tremoços são vistos em bares e supermercados e consumidos tradicionalmente como aperitivo.
Tremoço é uma leguminosa, come-se a semente (se parece com um grão de bico achatado).
NUTRIÇÃO: excelente fonte de proteína, fósforo (2x+q o leite de vaca), cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina E, Omega 3 e 6 (reforça o coração) e fibras.
Usado em dietas de emagrecimento, vegetariana e de combate ao colesterol. Pode ser facilmente reduzida à farinha para fabricar bolachas, adicionar a sopas, bolos, etc.
Aprecio consumir cerca de 20 grãos diariamente bem temperadinhos em saladas de legumes ou folhas.