FICHA SUJA....É SUJA...
Alguém daria uma procuração para representá-lo em seus direitos a um advogado sem “ ficha limpa”, manchado em sua biografia profissional? Todos, estou certo, responderão não. O princípio da confiança preside a escolha.
Falar de ética e política no Brasil é como transitar com Virgílio em sua ida ao céu guiando Dante na procura de sua amada Beatriz, passando pelo seu conhecido “Inferno” descrito em sua “Commedia”.
Nas “bolgias” fétidas percorridas pelo poeta orientando o florentino, os demônios estão a espreitar nos famosos nove círculos como na política, que sob ângulo ético devasta o Brasil.
Sem descer às intrincadas oficinas do direito, bom de dizer, que “ ficha limpa” é simplicidade, nunca retórica de especificidades. Ou o cidadão tem biografia “suja” ou limpa. Pairando uma suspeição é bastante para imprimir dúvida na escolha.
A presunção de inocência constitucional, ou seja, só se diz que a pessoa é culpada depois de esgotados todos os recursos, percorria uma estrada sem fim para os “fichas mais que sujas”. Com dinheiro para pagar bons advogados, dinheiro que não falta aos políticos, eles se eternizavam no poder.
Agora, diga-se, temos como lei, PROJETO DE INICIATIVA POPULAR, PERMITIDO PELA CONSTITUIÇÃO COM NÚMERO DE ASSINANTES ALARGADO, O QUE OCORREU, que foi sufragado pelo Supremo.
Por quê? Por ter dito a maioria que essa presunção de inocência não era absoluta - ÓBVIO!!!!! – ERA , COMO É, E SEMPRE FOI, RELATIVA.
BASTA ORA EM DIANTE, COM DIGRESSÃO AO PASSADO ( matéria de retroação altamente discutida e prevalecendo majoritariamente) A CONDENAÇÃO EM PRIMEIRO GRAU POR UM JUIZ SINGULAR, SENTENÇA MONOCRÁTICA, CONFIRMADA EM QUALQUER TRIBUNAL COLEGIADO, DECISÃO DE SEGUNDA INSTÂNCIA, UMA SÓ, SEM PERCORRER OS VARIADOS CAMINHOS E AS MÚLTIPLAS VEREDAS PROCESSUAIS, INFINITAS.
AGORA É MAIS RÁPIDO ,é a história da biografia de cada um, NÃO QUERO UM ADVOGADO PARA MIM SUSPEITO EM SUAS ATIVIDADES, muito menos um legislador, nosso advogado em todos os interesses de cidadania.
AS OFICINAS DO DIREITO NÃO SÃO ASSIM TÃO INTRINCADAS, O PROJETO É DE INICIATIVA POPULAR E NELE ESTÁ INSERIDO O POPULAR ADÁGIO “ A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”, E ELA SE FEZ OUVIR JÁ BEM TARDE.....