NÃO TENHA MEDO DE TER CORAGEM !

 

   Das muitas lembranças que não se apagam da minha memória , uma é de quando era uma criança tímida e super medrosa .

   Me lembro que chovia forte, com raios e trovões ensurdecedores e pela madrugada acordei e não consegui pegar no sono novamente . Os raios, trovoadas e a tempestade me assustaram tanto que comecei a chorar e minha reação de criança foi cobrir a cabeça como se com esse simples gesto os dragões que cospem fogo e os monstros com cinco cabeças escolhessem outras crianças mais desavisadas para pregar um grande susto .

   Hoje em dia, tantos e tantos anos depois, tempestades, trovões, dragões e monstros de cinco cabeças já não me assustam e posso até dizer que tenho muito pouco medo de ter coragem de enfrentar as coisas da vida .

   Os meus medos me ensinaram que na verdade o que precisava desenvolver, acreditar e confiar era na minha coragem e na capacidade de enfrentar as adversidades e suas consequências .

   Está certo que os adultos têm um pensamento muito mais lógico do que crianças no que se refere ao medo mas, sem querer falar por ninguém e até por ser intensamente teimoso, me habituei a enfrentar desafios e os obstáculos sempre olhando de frente e direto nos olhos .

    Na adolescência tinha verdadeiro pavor de dentistas e de alturas . Esse terror me perseguiu por grande parte da vida até que alguém muito  sábio e experiente me ensinou que , para vencer meu medo de dentistas e de alturas era muito simples.

    Teria que enfrentá-los com os olhos bem abertos e aí perceberia duas coisas : a primeira é que dor e vertigem de alturas a gente controla e segunda é que nem a dor seria tão insuportável assim e nem as alturas seriam tão apavorantes como se desenhavam na minha mente .

    O que estou querendo dizer é que sou como qualquer ser humano e tenho os meus medos naturais só que, com o tempo estou aprendendo a ter coragem de enfrentá-los. Quer dizer, estou perdendo o medo de ter coragem .

    Aliás, se prestarmos bem a atenção vamos perceber que para viver a vida em toda sua plenitude precisamos ter coragem para escalar montanhas, caminhar sobre pontes que balançam sobre precipícios e muitas e muitas vezes até ficar bem de frente para o sopro forte de um vento enfurecido .

    Interessante quando percebemos que se não fomos muito mais longe ou mais alto foi mais por medo de ter tido coragem do que por medo de não conseguir, de pensar que não daria certo .

    Houve uma época em que tive imensa curiosidade de saber o que certas pessoas tinham no cérebro para por exemplo, pilotar aviões a jato, mergulhar a altas profundidades num mar revolto e até mesmo enfrentar algumas feras que costumam se distrair atacando seres humanos numa selva cheia de armadilhas e espinhos venenosos.

     Ter medo é absolutamente normal . O que me preocupa é quando começo a ser dominado por ele, as pernas ameaçam tremer descontroladamente e a confiança na minha capacidade e força começa a criar asas e se afastar .

     É aí que aciono o botão da coragem que às vezes demora um pouquinho mas sempre vem e então sigo em frente, toco o barco e encaro as curvas e os vendavais da vida .

    O dia que consegui compreender que para vencer o medo é preciso ter coragem de enxergar o tamanho dele , senti que caminhava um pouco mais firme, mais seguro e confiante .

    Não  é que não tenha medo de algumas coisas . Claro que tenho e uma elas é , talvez a principal, perder minha saúde e energia para viver a vida .

    Perder amores não me incomoda muito (tenho conseguido sobreviver muito bem) mas saúde, isso às vezes me arrepia , me causa intensos tremores .

    Mas aí, me lembro que tenho mais é que ter coragem , não de perder mas sim de conservar o que já tenho, quem sabe, de mais precioso.....minha saúde , por exemplo .....

 

                                 *********




w_h_20060511001144.jpg

(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 22/02/2012
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T3513615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.