O Dia Nacional do Descanso

Domingo é o Dia Nacional do Descanso. Quando não tenho que trabalhar. Sim, eu como muitos trabalhamos aos domingos. Alguns domingos, é bom que se ressalte. Tem gente que fica pregado em todos. A minha sina é mais suave. Ainda bem... Mas não é unanimidade o Dia Nacional do Descanso. Para alguns, é o Dia Nacional para Pôr o Trabalho em Dia. Ou o Dia Nacional para Namorar. Cada um tem o seu domingo, ocupa o seu tempo como melhor convém. Ou como melhor pode.

Corremos cinco ou seis dias alucinadamente, buscando cumprir nossas obrigações, resolver cada problema que surge. Estressamo-nos constantemente com nossas limitações e o pior, com as dos outros. Intoleravelmente, criticamos a maneira mais calma ou um tanto estagnada dos nossos colegas de trabalho e dos subordinados. Mas salientamos que os chefes sempre querem o impossível. Chegamos ao fundo do poço ao desejar ardentemente que o dia tenha mais horas e a semana mais dias. Para termos tempo de fazer tudo o que queremos. Não adianta. Um dia de 30 horas e uma semana de dez dias apenas entupirão ainda mais a nossa caixa de afazeres.

Aí, sobra aquele dia para descansar o corpo, esticar mais tempo as pestanas. E eis que a correria continua. Ganha nova versão: os compromissos do domingo. Tenho que fazer aquele trabalho da faculdade, arrumar o armário que está com a porta quebrada, lavar o carro, assistir ao Memórias Póstumas de Brás Cubas porque esta semana tem prova de Literatura, já que o livro demanda mais tempo e isso eu não tenho.

Costumo tomar um chimarrão no domingo de manhã, assistir à programação do canal aberto e aí almoçar. A tarde preencho com um filme, uma saída breve e fim do lazer. Porque chega o desespero: a segunda-feira está perto e tem tanta coisa para fazer, muito trabalho para adiantar. Inevitavelmente, o domingo só acaba na segunda, muito depois da meia-noite. Tristemente, o meu Dia Nacional do Descanso transforma-se em Dia Nacional para Fazer o que Não Deu Tempo Durante a Semana. E acredito não ser exceção.

Se o dia de folga na semana for o do descanso, já estamos ganhando. Porque temos outros seis para cansar à beça. Não vale pagar o pão de cada dia todos os dias. Trabalhe no sábado por ele mesmo e pelo domingo. Aí relaxe no dia seguinte. O dia do descanso, a princípio.