Ser só.

A sociedade existe para tornar a vida dos homens e mulheres mais fácil. O indivíduo entre seus  iguais  reparte suas dores, alegrias, sobrevivência,divide pensamentos,expõe sua violência,amor,amizade e fé. Logicamente tem seu comportamento regulado por leis próprias  ditadas por  cada sociedade.Ele é um elo da corrente,um dente da engrenagem.
A companhia de alguém muitas vezes serve  para maquiar frustrações, medos,problemas, todos guardados a sete chaves, a sociedade não aceita facilmente gente problemática,triste  ou que demonstre  qualquer tipo de fraqueza,daí a necessidade de camuflar as frustrações, demonstrar ser um falso “super homem”,uma”super-mulher”, uma pessoa blindada.
O homem hoje não tem tempo para ficar consigo mesmo nem um minuto durante o dia ou noite. Existe milhões de chamamentos, tudo para desviar a atenção e direcionar o foco para fora de seu interior,o tempo  escasso é  quase  que exclusivamente  dedicado a  representar a função para a qual se preparou,a duras penas ou não.
Por que será que hoje as pessoas de meia idade, assim como os adolescentes são tão problemáticos?
Os adolescentes  até se entende pela fase critica do crescimento,dos hormônios,pela angustia do que poderá  vir a ser, as indecisões, a auto afirmação e outros problemas  que são inerentes a idade.
Mas e os de meia idade?Não acreditavam que  coisas como  a aposentadoria ou velhice aconteceria com eles?
Morrem de medo delas,sofrem por antecipação ou se apavoram quando a vêm de frente, apesar de desejarem descansar depois de anos de trabalho.
Não será por que a posição social, os títulos que antecedem seu nome próprio, perderam  ou brevemente perderão o valor,valor de troca,não farão mais parte intrínseca de sua pessoa física,nem de seu sobrenome!
Deixarão de ser Dr.fulano ou Dra. Fulana de tal empresa? Não será o medo bobo e injustificado, de ser deixado de lado por que não produz mais nada de útil, não pode ajudar de algum modo filhos, parentes, amigos.Dizem que você é respeitado quando serve para alguma coisa,caso contrário...
Não é verdade! Não existe ninguém igual a você, e só você pode fazer certas coisas acontecerem, queira ou não enquanto estiver vivo, para algo sempre será útil,desempenhará um papel , nem que seja para perturbar as pessoas a sua volta, o que não é nada recomendável,mas  enfim,já é alguma coisa ,não é? Nessa fase realizar sonhos que não conseguiu durante a vida é importante meio de vencer o medo, repito, injustificável.
A depressão anda lotando consultórios médicos... Muitos  viajam sem parar para fugirem do cotidiano,emendam uma viajem na outra,não podem parar! Outros compram coisas compulsivamente, fazem planejamentos mirabolantes que raramente  cumprem, os mais radicais se trancam em casa,vestem um roupão e esperam sentados a morte chegar, só faltam se enfiar embaixo do tapete para s sentirem pisados!
O tempo passou e ele não percebeu, deixou a família em segundo plano,priorizando  uma carreira ,assim como as amizades que não cultivou.Estes sim podem ajudá-lo a se encontrar, caso ele tenha deixado se conhecer realmente..


O x da questão é quando se tem que ficar e conviver apenas com você mesmo ,quando nos momentos ociosos ,a pessoa se depara com o verdadeiro eu frente ao espelho, quando se vê só.
A solidão é inerente ao homem não resta dúvida, o problema é saber como lidar com ela,concluir que cada um é um, separado dos demais.A solidão também significa liberdade,poder e responsabilidade de escolhas,se amparar em si mesmo é o segredo.Quem se ampara por exemplo numa carreira, ou no outro,não é livre.Sem duvida que o outro é importante para a convivência,para nos completar,mas não para preencher a vida. Aceitar esse fato incontestável muitas vezes gera angústia, ter consciência de ser só não é fácil. Confundir solidão com isolamento é um erro,solidão, significa ser só,não remete a idéia de abandono,é bem diferente  de estar só  que significa abandono,tristeza, desvalorização...Você pode estar só no meio de uma multidão que passa e não te vê!
 Enfim o importante é que você se ame , se compreenda, converse, fale, ria e brigue com você mesmo, esteja  sozinho,você com você  e mais ninguém,sem preconceitos ou máscaras.
 Uma frase do filósofo a quem admiro muito, ressume magistralmente meu pensamento e a idéia que eu quis passar com essa crônica.
 “Si vous êtes seul lorsque vous êtes seul,vous êtes em mauvaise  compagnie”
  “Se você é solitário quando você está sozinho, você está em má companhia”.
 Jean- Paul Sartre.
Pense nisso, se aceite e agradeça ser como de fato é...Só!

P.S.Foto de Jean Paul Sartre- Google.