RECOMEÇAR

É engraçado como a vida nos leva a rodão se não temos consciência do contexto no qual estamos vivendo. São poucas as pessoas que têm essa sagacidade. Sempre fui levado pelos acontecimentos. Nunca tive o discernimento de perceber o momento propício para pular fora nas situações mais aflitivas.É claro que, mesmo para os iluminados determinadas situações não são possíveis de prever.

Muitas das minhas decisões forma motivadas pelo calor da emoção. Sempre fui uma pessoa impulsiva , e confesso, sempre me dei mal. Infelizmente sou das queles que não aprendem com as experiências amargas. Não uso a inteligência. Os pensadores dizem que somos responsáveis pelo que fazemos em nossas vidas e não tem ensinamento que contradiz essa questão. Se bem soubessemos o quanto uma decisão pode nos tolher, nos desviar de uma rota que traçamos não engrandeceriamos tanto as emoções em lugar da razão.

Tá, eu sei que alguém pode contrapor as minhas ideias , dizendo que viveriamos uma vida sem graça, sem sal, inodora. Está certo quem pensa assim. Mas por outro lado, entendo que somos levados em alguns momentos pela emoção e não tem razão certa que impeça nossos arroubos . Eu sempre quis levar a emoção a ponta de faca como dizem,fiquei em determinados momentos cego, achando que o presente era o único que importava, caso vivenciasse naquele momento nada teria sentido.

Também fiz o contrário, me acovardei, não levei em frente determinadas oportunidades que me apresentar. Em muito dos momentos da minha vida fui extremamente vacilante quando não deveria. Pois é, ai está na minha concepção a diferenciação entre os que se saem melhor na sociedade e os que ficam só assistindo sem saber para onde ir. É claro que posso está influenciado pela teoria de Darwin, onde ele dizia, só os competentes se sobressaem na sociedade,mas acho que é assim mesmo, não tem saída.

Com isto não quero dizer que o sistema social político e econômico não tenha influência sobre o indivíduo, tem sim,entretanto, o mal das pessoas é culpar sempre os outros ou sistema por seus insucessos. Por exemplo, no meu entender existem três tipos de sofrimentos;os causados pelas fatalidades, pelo sistema sócio político econômico e por nós mesmos. Entendo que a terceira opção é a que mais sobrecarrega os indivíduos.

Tomo como exemplo clássico os indivíduos que estão inseridos entre os que pensam e os manipuláveis numa sociedade. Ainda hoje perdura na Igreja católica a ideia de que os católicos não devem usar camisinha na relação sexual ou qualquer tipo de contraceptivo .Supondo que esse católico mantenha sexo como a Igreja determina como seria a vida dele diante da gravidez indesejável? Quantos filhos viriam? Como alimentar e educar ? E a qualidade de vida do casal?

Nos meios de comunicação a televisão proporciona o incentivo a liberdade sexual sem critérios e com lascívias despudorada . A gravidez na adolescência é uma das consequências, embora uma grande parte desse segmento tenha acesso a informação e todas as condições para evitar filhos indesejados , contudo, passam por cima do bom senso, das questões mais elementares para curtirem, aproveitarem o momento furtivo do desejo sexual, para levar em seguida um cerceamento da liberdade.

Na verdade, tanto no primeiro caso quanto no segundo, os desejos libidinosos causam entre outras situações a violência contra a criança. São sofrimentos provocados por nós mesmos.

inclemente
Enviado por inclemente em 21/02/2012
Código do texto: T3511357